Em tempos de crise econômica, cresce exponencialmente em todo o Brasil o número de pessoas em dificuldades financeiras. De 21 a 27 de junho, apucaranenses que desejarem aprender técnicas de como melhor administrar o orçamento familiar poderão efetivar inscrição junto ao processo seletivo do curso “Educação Financeira para Famílias”.

Click e ouça esta matéria

A iniciativa é uma parceria do Procon Apucarana e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Apucarana), cujo convênio foi oficializado nesta sexta-feira (10/06), em ato na sede do Procon, pelo coordenador-geral do órgão Robson de Souza Cruz e pela professora Mestre Tânia Terezinha Rissa de Souza, do Colegiado de Economia. “Pesquisas revelam que atualmente 60% das famílias brasileiras possuem dívidas, então acreditamos ser este curso uma oportunidade valiosa para que apucaranenses possam aprender como melhor gerenciar seus recursos financeiros”, diz Robson. Ele lembra que a Unespar Apucarana é parceira do Procon também em outros projetos. “Mantemos há tempos projeto que faz pesquisa de preços da cesta básica e dos combustíveis”, assinala.

O curso “Educação Financeira para Famílias” faz parte de projeto de extensão desenvolvido pela professora Tânia e terá a participação voluntária de alunos dos cursos de Economia, Secretariado Executivo e Administração da Unespar Apucarana. “A meta é desenvolver um trabalho junto a famílias que se encontram endividadas, motivando mudança de comportamento em relação ao dinheiro e preparando-as para uma administração financeira correta. Enfim, mostrar que é possível gastar menos do que se ganha”, explica professora Tânia.

As inscrições serão feitas de 21 a 27 de junho no Procon Apucarana. “Por se tratar de um projeto-piloto, inicialmente vamos selecionar 10 famílias. Dependendo do interesse da comunidade, vamos estudar a possibilidade de ampliarmos os trabalhos futuramente”, diz a professora.

No ato de inscrição, além de documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, a pessoa deverá informar dados de todos os integrantes da família. “Se a pessoa souber de antemão os estabelecimentos e os valores que está devendo, também devem ser informados, para facilitar o trabalho de seleção”, comenta Robson de Souza Cruz, coordenador-geral do Procon.

O início do curso está previsto para o dia 8 de julho e terá duração de 180 dias. O curso será desenvolvido através de palestras e encontros mensais no campus da Unespar e deverá ser feito por todos os membros da família. “Entre os requisitos importantes para participar está a vontade. A pessoa precisa reconhecer que precisa de ajuda e isso tem que envolver a todos. Não basta apenas o pai ou só a mãe, mas todos necessitam ter o mesmo ideal. Só é possível sair das dívidas se todos colaborarem”, assinalou professora Tânia. Ela explica que o curso é um trabalho que visa levar conscientização sobre a necessidade de mudanças comportamentais em relação às finanças familiares, que quando está com problemas (endividamento), acaba refletindo na saúde e relações familiares, além de gerar implicações jurídicas que afetam todos os membros.

A equipe de acadêmicos voluntários da Unespar Apucarana fará acompanhamento e orientação das famílias no sentido de verificar se tais mudanças estão ocorrendo. Ao final do curso, o Procon irá realizar uma rodada de renegociação de dívidas entre os participantes e as empresas credoras. A sede do Procon Apucarana, local das inscrições de 21 a 27 de junho, fica na
Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 424. O telefone de contato é o 3425-2034.

Publicações Recomendadas