O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana está realizando atendimentos domiciliares de pacientes acamados. No decorrer desta semana, duas situações chamaram a atenção: no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti, uma paciente precisou ser transportada de ambulância de sua residência à UBS Takaiti Myadi para tratamento dentário de emergência. Já no Jardim Figueira, familiares de um paciente de 67 anos solicitaram a implantação de uma prótese dentária. Neste caso, todos os procedimentos, desde o molde até o implante, foram realizados na casa do paciente.

O atendimento de emergência no Núcleo Dom Romeu Alberti foi solicitado pela dentista Luciana Monteiro, a partir de uma visita domiciliar, atendendo a chamado de parentes da paciente. De acordo com a ficha de atendimento, a mulher, de 24 anos, estava acamada e não poderia seguir até a unidade de saúde para realizar o procedimento de emergência para extração de um dente, senão em acomodação adequada, no caso, uma maca. O coordenador do CEO, dentista Edmundo César Alexandre Verona, explicou que a dentista informou o caso e, desta forma, foi acionada a Central de Ambulância para o transporte da paciente da residência até o consultório dentário da UBS, onde o procedimentos foram realizados de forma adequada.

AGRADECIMENTO – Outro atendimento domiciliar rendeu agradecimentos ao Centro de Especialidades Odontológicas. A cuidadora Lucilia Zamperlini, que atende ao cidadão Jorge Faria de Carvalho, de 67 anos, manteve contato com o CEO, agradecendo pela atenção dispensada pelo dentista Nelson Crinchev e pelo protético Valdir Firman. “Para a gente que cuida dele é uma gratidão imensa pelo atendimento, pois era muito difícil tirá-lo de casa para levar ao consultório”, explicou Lucilia Zamperlini. Ela ressalta que toda a família está agradecida pelo atendimento dispensado ao acamado. Lucilia contou ainda que o paciente residia em São Paulo e passou a morar em Apucarana para ficar próximo dos familiares. “Ele é uma pessoa lúcida, fala, mas não anda, depois de ter um AVC e também ser paciente da oncologia”, completou a cuidadora.

PROTESES – E hoje (10/06), o setor de próteses completou o atendimento de 47 pacientes, vindos dos bairros Dom Romeu, Vale Verde e Vila Regina, além da Casa da Misericórdia. Todos receberam novas próteses, implantadas pelo dentista Nelson Crinchev. Com o trabalho completa hoje, mais de 1,5 mil pessoas já receberam próteses dentárias e os atendimentos continuam sendo realizados em toda a rede de unidades de saúde de Apucarana.

Publicações Recomendadas