A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) acaba de abrir vagas para o curso de Engenharia Elétrica em Apucarana, a quarta das cinco engenharias em processo de implantação no campus desde 2010. Resta agora a liberação do curso de Engenharia da Computação. O novo curso começa neste segundo semestre de 2016 e as vagas integram o processo em andamento do Sistema Unificado de Seleção (Sisu), cujas inscrições foram abertas na segunda-feira (30/05).
O diretor do campus de Apucarana, professor Aloysio Gomes, afirma que a inclusão das vagas na próxima nesta etapa do Sisu finaliza um ciclo de expansão da universidade. “Fechamos a quarta engenharia, conforme estava planejado”, comenta.
Para o prefeito Beto Preto o polo de engenharias é estratégico para Apucarana, considerando que a mão de obra qualificada nesta área contribui para atrair empreendimentos. “Somos parceiros da UTFPR em diversas frentes, incluindo a liberação de recursos para a construção de novos blocos e na articulação para a liberação de novos cursos”, assinala o prefeito.
O vice-prefeito Junior da Femac lembra que quando presidiu a Associação de Engenheiros de Apucarana foi lançada uma mobilização em favor dos cursos de engenharia, ganhando a adesão de empresários e de entidades, incluindo a Acia.
O curso de Engenharia Elétrica irá ofertar 44 vagas em turno integral, no período da tarde e noite. O turno foi escolhido para dar oportunidade ao trabalhador ou para que o aluno possa realizar estágios durante o curso, além da otimização dos espaços físicos do campus.
A implantação atende a uma demanda da sociedade, com o apoio da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Apucarana – AEEA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, Prefeitura Municipal de Apucarana, Acia e outras entidades que reivindicavam a inclusão de cursos de engenharia no campus.
Além de Engenharia Elétrica, a UTFPR oferta Engenharia Têxtil, Engenharia Civil e Engenharia Química, além do curso de Licenciatura em Química e Design de Moda. Os cursos são semestrais e todos têm vagas abertas nesse Sisu.
O prefeito Beto Preto comemorou ontem a confirmação de mais um curso de engenharia. “Ao lado da direção da instituição, nós também trabalhamos diretamente pelo projeto em Brasília, mantendo contatos no Ministério da Educação”, lembrou Beto Preto.
SISU – As inscrições para os cursos ofertados pelo Sisu já estão abertas e seguem até às 23h59 desta quinta-feira, dia 2 de junho, diretamente na página do Sisu (www.sisu.mec.gov.br). O Ministério da Educação oferece 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior.