A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana recebeu hoje (15) 800 doses da vacina pentavalente. O prefeito Junior da Femac informa que o imunizante estará à disposição da população amanhã (16), a partir das 13 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação.
As 2.180 doses enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para a 16ª Regional de Saúde (16ª RS) chegaram no fim da tarde de segunda-feira. O lote da vacina foi distribuído entre os 17 municípios da regional, cabendo a Apucarana 800 doses.
A oferta da vacina polivalente vem passando por períodos de inconstância desde que o abastecimento nacional foi suspenso em julho de 2019, quando as vacinas tiveram os lotes recolhidos por reprovação no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade de Saúde (INCQS) e na análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A polivalente, portando, vem intercalando período de desabastecimento nos municípios, nos últimos meses. De acordo com o chefe da 16ª RS, Altimar Carleto, os pedidos da vacina são feitos regularmente e é esperada uma regularização do fornecimento gradativamente.
O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) Roberto Kaneta, explica que a vacina polivalente é fornecida pelo Ministério da Saúde ao Governo do Estado que, por sua vez, repassa para as regionais de saúde e estas distribuem para as secretarias e autarquias de saúde dos municípios.
PENTAVALENTE – A vacina pentavalente protege contra múltiplas doenças ao mesmo tempo: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.
Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação. As crianças devem tomar três doses da vacina: aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida.