A Prefeitura de Apucarana liberou nesta quarta-feira (15/07) metade do décimo terceiro salário dos servidores municipais da administração direta e autarquias. No total, estão sendo injetados na economia local R$5.527.283,29. A antecipação, assinala o prefeito Júnior da Femac, é uma prática que se tornou tradição na atual gestão e que este ano se tornou um referencial ainda mais positivo.
“A pandemia trouxe dificuldades a praticamente todos os lares. Além da alteração da rotina, com mudanças compulsórias de hábitos visando a preservação da saúde, o quadro atual também gerou arrocho financeiro. Sem dúvidas o recebimento deste direito de forma antecipada vai colaborar muito com o orçamento familiar de nossos servidores municipais”, disse o prefeito.
Júnior frisa que com os recursos em conta os servidores também vão poder ajudar a economia local. “Peço a todos servidores que ao usar o provento antecipado, gastem no comércio de Apucarana. Neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), peço a todos que ajudem a manter empregos em nossa cidade”, solicitou.
Segundo o prefeito, a antecipação de metade do décimo terceiro salário está sendo possível graças a um trabalho de equilíbrio financeiro realizado com acompanhamento da Secretaria Municipal da Fazenda, capitaneada pela secretária Sueli Pereira. “A pandemia já nos tirou cerca R$13 milhões de receita. Somente neste ano já pagamos mais de 10 milhões em dívidas herdadas, nenhum centavo feito pela atual gestão mas, mesmo assim, com muito planejamento estamos conseguindo pagar salários e fornecedores em dia, dando um fim ao tempo em que Apucarana atrasava salários, INSS dos servidores, concessão de direitos como avanço funcional, licença prêmio, entre outros diretos. Este tempo ficou pra trás, Apucarana vive um novo momento de respeito e valorização dos servidores públicos”, afirmou o prefeito Júnior da Femac.
A primeira metade do décimo terceiro salário foi depositada na conta bancária do servidor integralmente, sem o desconto dos encargos trabalhistas (INSS e IR). “Estes descontos legais serão efetivados no pagamento da segunda parcela, no mês de dezembro”, relata Sueli Pereira, secretária Municipal da Fazenda.