A Prefeitura de Apucarana e o 10º Batalhão de Polícia Militar realizaram, na noite desta quinta-feira (26/11), no Ginásio de Esportes Lagoão, a cerimônia de formatura dos alunos da rede municipal que concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Esse ano, mais de 800 crianças, matriculadas no 5º ano do ensino fundamental em 25 escolas, participaram do Proerd. Eles assistiram a dez lições, ministradas por policiais fardados, e foram conscientizados sobre os malefícios que as drogas lícitas e ilícitas podem causar às suas vidas.
De acordo com o Cabo Elias do Nascimento, que junto com a Soldado Ana Regina Cebrian é instrutor do programa nas escolas apucaranenses, “cerca de 90% dos estudantes que participam do Proerd não entram para o mundo da criminalidade. Pelo contrário, a maioria torna-se cidadão de bem, pais e mães de família que podem ser facilmente encontrados no mercado de trabalho”.
Ao final das aulas, os alunos ainda foram convidados a escrever uma redação com o tema “Proerd: Vida e Paz”. O melhor texto de cada escola foi premiado com uma bicicleta, ofertada pela Autarquia Municipal de Educação.
“Eu aprendi que a vida tem muitas coisas boas para eu fazer, sem a necessidade do uso de drogas. Se eu estiver triste, não preciso fumar maconha nem crack, mas posso me divertir com os meus amigos e a minha família”, escreveu a aluna Vivian Vieira Paterno, da Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco.
O prefeito Beto Preto destacou a parceria entre a educação municipal e a polícia militar. “Nós temos o compromisso de formar bons cidadãos para o futuro da cidade e o Proerd é um importante instrumento que nos auxilia no cumprimento desta missão”, disse.
“O programa é extremamente importante na vida dos alunos que desenvolvem, por meio dele, valores como o companheirismo, a solidariedade, a ética, a cultura da paz e a resistência à drogadição”, completou a diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes.
II Mostra Cultural da EJA é realizada com sucesso
Na noite desta quinta-feira (26/11), no Ginásio de Esportes Lagoão, a Autarquia Municipal de Educação realizou também a II Mostra Cultural da Educação de Jovens e Adultos (EJA – fase I), que teve como tema “Valorizando diferentes linguagens, saberes e experiências de vida.”
A mostra contou com a participação de cerca de 250 alunos de 3 polos e 3 escolas, que expuseram maquetes, mapas, pinturas em tela, utensílios para casa e artesanatos desenvolvidos dentro do projeto “Moradias”. Mas o principal destaque foi, com certeza, o show de criatividade demonstrado pelos estudantes.
A coordenadora pedagógica da EJA, professora Eliane Felício de Souza, explica que o objetivo da mostra foi evidenciar as potencialidades dos alunos e divulgar as ações educativas dessa modalidade de ensino.
A diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes, por sua vez, destaca o esforço municipal para acabar com o analfabetismo. “Apucarana possui um índice que não a permite ser chamada de cidade alfabetizada. Por isso, estamos fazendo uma busca ativa dos munícipes que não concluíram seus estudos, para trazê-los de volta às salas e aula e alcançar esse selo”, disse.
Ela lembra ainda que as matrículas para as turmas de 2016 da Educação de Jovens e Adultos já estão abertas. “Se você conhece alguém, com mais de 15 anos, que não é alfabetizado, oriente para que compareça à escola mais próxima ou à sede da Autarquia Municipal de Educação munido de documento de identificação com foto e um comprovante de residência”, pediu.
A AME está localizada à Rua Tamandaré, 155, na Barra Funda – próximo ao Supermercado Alvorada.