Esta terça-feira (10) foi de festa para a Escola Municipal Professor Idalice Moreira Prates, localizada no Parque Bela Vista. Classificado na fase municipal do Concurso Cultural Televisando o Futuro, o aluno Felipe da Silva Treuk, do 4º ano, recebeu sua premiação, na manhã de hoje, durante visita da coordenadora regional da iniciativa, Rafaela Vieira Marinho.
O Televisando o Futuro é um projeto de responsabilidade social, desenvolvido em parceria pelo Instituto GRPCOM, RPCTV e Autarquia Municipal de Educação (AME), que busca promover a reflexão sobre assuntos relevantes e contribuir para a construção da cidadania.
Em 2015, os 1.332 alunos apucaranenses envolvidos – matriculados no 4º ano das 37 escolas municipais – discutiram “o uso consciente das tecnologias”, juntamente com os seus professores, e foram convidados a produzir uma história em quadrinhos baseada no mesmo tema.
“Muitos trabalhos interessantes foram enviados, sendo difícil escolher o classificado local”, disse Rafaela ao entregar um troféu e um tablet ao aluno Felipe Treuk. “Nós agradecemos à equipe da AME por acreditar na nossa proposta e abrir as portas das suas escolas para receberem o Televisando” completou.
A professora Suzeleile Oliveira de Souza Vandressen, que orientou o estudante na construção do cartoon, também foi premiada com um tablet. Ela destacou a importância do tema abordado pelo projeto. “As novas tecnologias fazem parte do cotidiano das crianças e é preciso que elas saibam usá-las da forma correta”, afirmou.
“Eu aprendi que não devemos usar as tecnologias para as más coisas, como tirar fotos íntimas para postar na internet, e só devemos trocar mensagens com pessoas conhecidas. Eu fiquei muito feliz quando soube que fui o premiado no município. Agora quero ganhar a etapa estadual também”, detalhou Felipe os conhecimentos adquiridos.
A diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes, acompanhou a premiação na Escola Professor Idalice Moreira Prates. “Muitas vezes nós gastamos tanto tempo trocando mensagens através do celular, tablet ou computador, que nos esquecemos de priorizar as relações pessoais”, lembrou aos alunos presentes.
“O projeto do Instituto GRPCOM e da RPCTV é muito bem vindo à rede municipal, pois vem ao encontro do nosso currículo, o qual prevê uma educação participativa, reflexiva e crítica”, concluiu.