Em eventos realizados nesta sexta-feira (16/10), no gabinete municipal, o prefeito Beto Preto concedeu posse aos novos membros dos conselhos municipais da Juventude e da Segurança Alimentar e Nutricional. “A participação popular nas decisões governamentais é um direito assegurado pela Constituição Federal. Ambos os conselhos que hoje iniciam seus trabalhos, infelizmente, efetivamente nunca existiram em Apucarana. Foram letras mortas em folhas frias, viraram apenas atas. E, no caso do Conselho da Juventude, nem isto, pois nenhum registro documental das suas atividades foi encontrado pela atual administração”, revelou o perfeito Beto Preto.

De acordo com ele, este é o momento da mudança. “Desejo sucesso a todos, espero que haja a partir de agora reuniões frequentes. Na questão da Segurança Alimentar e Nutricional sugiro que uma das primeiras ações seja a revisão da lei municipal, que é de 2003. Já se passaram 12 anos e muitas coisas novas surgiram. A questão é de extrema importância e merece uma discussão madura, serena, objetiva. Já no que tange aos jovens, acredito que enquanto governo é preciso admitirmos que ainda não encontramos um equilíbrio. A Juventude é dinâmica, hoje com as mídias sociais, expansão do celular, das ferramentas de comunicação, os jovens têm tido olhares para outros assuntos. Precisamos procurar entender melhor todo este contexto para quebrarmos este paradigma, sempre com respeito e diálogo”, pontuou Beto.

As solenidades de posse foram acompanhadas pela vereadora Aurita Bertoli e Arilson Chiorato, chefe de gabinete da Senadora da República Gleisi Hoffmann. “É uma alegria acompanhar hoje uma administração municipal que oferece esta abertura popular e fico ainda mais contente em vê-la acontecendo de forma efetiva. Ao contrário do que acontecia em um passado recente, onde quase tudo era “um faz de conta” e, em alguns casos, como aconteceu com o Conselho da Juventude, não se encontra mais nada, nenhum registro. Digo isto com propriedade, pois acompanhei tudo e afirmo que o único conselho municipal que funcionava (nas últimas administrações) era o da Saúde. Os outros eram só “faz de conta”, reafirmou a vereadora Aurita.

O Conselho Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional será presidido por João Carmo da Fonseca no biênio 2015/2016. Já o Conselho Municipal da Juventude realizará reunião para deliberar sua composição para o mesmo período. “Agradeço a confiança dos companheiros do conselho e, em especial do prefeito Beto Preto. Estou à disposição para colaborar com a minha experiência e certamente vamos realizar muitas ações conjuntas no sentido de garantir que, de um modo geral, não falte alimento de qualidade na mesa das nossas famílias, e que na rede municipal toda criança tenha pelo menos uma fruta por dia no cardápio”, exemplificou Fonseca.

Membro do conselho e secretário Municipal da Juventude e também da pasta de Esportes e Lazer, professor Paulo Aparecido Kisner (Paulão), falou sobre os avanços da atual administração na área esportiva e destacou a tônica do plano de trabalho. “Temos um prefeito que deixa as portas abertas para a participação da comunidade em todas as discussões, um gestor que tem o entendimento de que Apucarana não é um núcleo, mas sim um todo. Certamente as ações deste conselho municipal, somadas ao apoio da prefeitura vão resultar no melhor para a juventude”, concluiu Paulão.

Publicações Recomendadas