As administrações públicas locais são as primeiras a serem acionadasem desastres decorrentes de ameaças naturais ou provocados pela ação humana. Com o objetivo de preparar os municípios, a Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolve a campanha “Cidades Resilientes”, que incentiva os gestores a elaborarem planos para diminuir os riscos. O Município de Apucarana está aderindo à campanha, através de ofício e ficha de inscrição ao Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNISDR).
A partir de agora o prefeito de Apucarana, Beto Preto, irá oficializar à ONU sobre a adesão do município. “Vamos informar sobre a estrutura já existente em relação ao levantamento de todos pontos necessários e os trabalhos já desenvolvidos, tais como a coordenadoria municipal da Defesa Civil, a brigada escolar e o plano de contingência municipal para ser acionado em situações emergenciais”, relatou o prefeito Beto Preto, acrescentando ainda que todas as medidas a serem adotadas, também estão ligadas ao Plano de Mobilidade Urbana.
O Tenente Rossato, do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI), explicou que o objetivo é preparar a cidade para reduzir os riscos em situações de desastres, principalmente por meio da Defesa Civil. “O município deverá informar as ações relativas à gestão de risco de desastres que já estão sendo realizadas, como escolas do município já participantes do Programa Brigadas Escolares e plano de contingência online”, cita, além de informar sobre a equipe nomeada para a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Rossato afirma ainda que adesão à campanha possibilitará o cumprimento das obrigações do município constantes na legislação federal que estabelece as condições para o repasse de recursos. “Demonstra também a preocupação com as atividades preventivas, o que facilita a percepção por parte das outras esferas de governo, possibilitando a análise de linhas de crédito especiais ao município e às empresas”, completa Rossato.
Além disso, o município terá o reconhecimento internacional de sua política para a gestão urbana, emitido pela ONU, por meio da certificação do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres.