Apucarana elegeu ontem (4) os novos membros do Conselho Tutelar, para uma gestão de 4 anos (2016/2019). O pleito, realizado durante todo o dia no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), atraiu 2016 eleitores, o dobro da última eleição do órgão.

A apuração dos votos aconteceu ainda ontem e às 20h30 já eram conhecidos os cinco conselheiros titulares e cinco suplentes. “A maioria dos eleitores compareceu na parte da manhã, chegando a gerar filas, mas tudo transcorreu dentro da normalidade”, informa o presidente da Comissão Especial Organizadora do Processo Seletivo, Caio Augusto Salinet.

Os cinco novos conselheiros titulares são Naiara de Oliveira (280 votos); André dos Reis Avelar (253 votos); Jean Chemounne Rech (240 votos); Luci Aparecida Fernandes da Silva (232 votos); e Maria Estela Flora Bossato (230 votos). Eles vão assumir o cargo no dia primeiro de janeiro de 2016 e, neste período que antecede a posse, passarão por um processo de capacitação através da Escola Municipal de Gestão Pública, em parceria com o Ministério Público.

Já os cinco conselheiros suplentes são: Alexandre Machado da Silva, Amanda Ferreira Ruthes, Fernando de Azevedo Vieira, Iron Fernandes Pinto e Jessiane Sousa Barros Victor. Depois de serem selecionados através de prova escrita de redação e de conhecimentos gerais e específicos, 11 candidatos concorreram na eleição do último domingo.

Os conselheiros tutelares são encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Têm a competência para aplicar medidas de proteção sempre que direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis.

Publicações Recomendadas