Após o plantio das mudas, os agricultores que aderiram ao projeto de fruticultura, através do Programa Terra Forte, estão tendo a oportunidade de participar de uma manhã de campo. A agenda começou nesta quinta-feira (16/04), na Vila Rural Manoel Piassa Sobrinho, na Vila Reis, quando foram repassadas orientações para produtores de goiaba. A manhã de campo ocorreu na propriedade de José Lourenço, que plantou 105 goiabeiras, e as orientações envolveram poda e condução das plantas, além do controle de pragas e da adubação.

A manhã de campo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, responsável pelo desenvolvimento do “Terra Forte”. O secretário da pasta, João Carmo Fonseca, que esteve no local acompanhado de técnicos municipais, destaca que mais eventos do gênero serão realizados nos próximos dias. “A agenda terá continuidade nesta sexta-feira, com uma manhã de campo dedicada aos produtores de maracujá. No dia 22, logo após o feriado, será a vez dos produtores de figo e, no dia 23, a manhã de campo será direcionada aos produtores de uva”, informa.

Conforme Fonseca, dentre os produtores que se inscreveram no programa de fruticultura, 12 optaram pelo cultivo da goiaba. “As mudas foram plantadas em setembro do ano passado e agora se aproxima a época da poda. Ao todo, são seis hectares de área cultivada no município que, no auge da produção, resultarão em 240 toneladas só de goiaba”, projeta o secretário.

De acordo com o técnico agrícola Antônio Roberto Nogueira, diretor municipal de Agricultura, a época indicada para a poda das goiabeiras é no final do inverno. “Na sequência, já haverá a produção de alguns frutos, que deverão ser retirados se a planta ainda estiver muito pequena”, orienta, lembrando que depois disso, no segundo ano do plantio, deverá ocorrer a primeira boa produção.

Durante a manhã de campo, os produtores também são orientados quanto ao manejo integrado de pragas e doenças. “No caso da goiaba, as principais preocupações são a mosca da fruta, percevejo, gorgulho, ferrugem e psilídeo”, cita, afirmando ainda que os tratos culturais repassados buscam evitar, ao máximo, a aplicação de produtos agrotóxicos.

José Lourenço possui um lote 5 mil metros quadrados na vila rural, uma área bastante diversificada onde possui porcos e planta milho, girassol, amendoim, além de um pomar, de uma pequena horta e de diversos enxames de abelha jataí que ajudam na polinização das plantas. “Busco diversificar. É sempre uma coisinha a mais que entra e que faz a diferença”, observa.

O produtor recebeu as 105 mudas de goiaba através do Programa Terra Forte, além dos insumos para melhorar a fertilidade do solo. “Se não fosse essa iniciativa da Prefeitura, seria difícil conseguir o calcário e o fosfato em pequena quantidade. Isso sem contar toda a assistência que eles dão, visitando a gente na propriedade e reunindo os produtores como nesta manhã de campo”, destaca José Lourenço.

AGENDA

– MANHÃ DE CAMPO (maracujá)

Dia: 17/04 (sexta-feira)

Horário: 8h30

Produtora: Maria Ratti Morais

Local: Sítio São Miguel (Estrada do Rio Bom)

– MANHÃ DE CAMPO (figo)

Dia: 22/04 (quarta-feira)

Horário: 8h30

Produtora: Giliarde Bertasso

Local: Sítio Nossa Senhora das Graças (Comunidade do Rio do Cerne)

– MANHÃ DE CAMPO (uva)

Dia: 23/04 (quinta-feira)

Horário: 8h30

Produtora: Renato Yortzzchetz

Local: Sítio São Miguel (Estrada do Bilotte – Gleba Cambira)

Publicações Recomendadas