A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Governo, atendendo solicitação do prefeito Beto Preto, convidou nesta quarta-feira (08/04) os comandos da Política Militar e da Guarda Municipal para definir o esquema de segurança na área central da cidade neste domingo (12). Estão previstos dois eventos, no mesmo horário, que deverão reunir um grande número de pessoas. Às 15 horas, ocorre a Festa da Divina Misericórdia, na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, e no período das 14 às 17 horas, está prevista uma manifestação popular, na Praça Rui Barbosa, em adesão ao movimento que acontece simultaneamente neste dia 12 em várias partes do País.
A reunião sobre o tema teve a presença do secretário municipal de Governo, Sérgio Luiz Barroso; do procurador geral do município, Paulo Sérgio vital; comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Aimoré Nunes Moreira; relações públicas do 10º BPM, sargento Daniel Rodrigo de Souza; e do comandante da Guarda Municipal (GM), tenente Edinei Francisco da Silva.
Barroso recebeu informações de que a Festa da Divina Misericórdia foi instituída em 2001 pelo Papa João Paulo II e que, tradicionalmente, acontece no primeiro domingo após a Páscoa. “Trata-se de uma festa litúrgica que reúne grupos de oração de todas as paróquias e que todos os anos atrai um significativo número de fiéis”, ressalta.
A manifestação de âmbito nacional, programada para domingo, também está prevista para ocorrer na área central de Apucarana, e deve reunir um grande número de pessoas. “Em virtude destes dois eventos, convidamos os comandos da Guarda Municipal e da Polícia Militar para definir as estratégias, visando garantir a segurança dos manifestantes e o fluxo no trânsito”, pontua Barroso, citando que algumas ruas serão interditadas no trajeto por onde seguirá a passeata, que deverá sair da Praça Rui Barbosa, retornando posteriormente para o mesmo local.
Em relação ao protesto programado, o secretário afirma que a presença da Polícia Militar e da Guarda Municipal busca garantir o direito da livre manifestação. “A exemplo do que aconteceu recentemente em evento semelhante, esperamos que a manifestação seja novamente ordeira. A atuação do Poder Público, em conjunto com a Polícia Militar, objetiva garantir o direito da livre manifestação e a segurança dos participantes, bem como garantir a proteção do patrimônio público”, assinala o secretário.
De sua parte o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Aimoré Moreira, anunciou que irá reforçar o policiamento em todo o anel central, com a presença de equipes da Rotam e de outros setores, com viaturas e equipamentos adequados para acompanhar a manifestação. “Esperamos que a conduta de todos seja ordeira”, afirmou.