Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Albino Biacchi visitaram, nesta terça-feira (07/04), o Museu do Café, localizado no Distrito de Pirapó, e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de Apucarana.

A atividade faz parte de um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Cultural e Artística e pela Autarquia Municipal de Educação com o intuito de conscientizar os estudantes sobre seu papel de agentes históricos e da importância que os museus têm para as comunidades.

O cronograma de visitas deve seguir até meados de julho e contemplará cerca de 1.300 alunos do 4º ano de todas as escolas municipais, que ainda serão convidados a escrever uma redação sobre o que aprenderam. Posteriormente, os melhores textos serão selecionados por uma comissão julgadora e premiados durante a 11ª edição da Festa do Café.

Na tarde de ontem, a coordenadora do Museu do Café, Aparecida Besson Estrada, e a turismóloga Lidiane de Souza acompanharam os alunos da Escola Albino Biacchi durante o passeio, percorrendo a antiga estação ferroviária de Pirapó, a casa de costumes e o próprio museu.

“O que eu mais gostei de ver foi a maquete que mostra como o café produzido aqui era levado para outras cidades e também o antigo projetor de cinema. Eu vou escrever sobre a estação ferroviária e sobre o café”, disse o estudante Gustavo Henrique Ribeiro de França.

A professora regente da turma, Inês Bertasso Estofolete, afirma que visitas como esta são importantes porque estudar a história do município faz parte do currículo da série. “As crianças puderam conhecer um pouco mais da trajetória dos pioneiros e entender como o grão embasou o desenvolvimento da nossa cidade. Além disso, aprenderam também como é feito o cafezinho que nós tomamos diariamente, desde o plantio até a moagem”, detalhou ela.

Publicações Recomendadas