A programação alusiva ao mês da mulher em Apucarana está sendo encerrada nesta terça-feira (31/03) com duas atividades. Na Praça Valmor Santos Giavarina, ocorre ao longo do dia a Feira da Economia Solidária e, à noite, a partir das 18h30, está prevista uma ação de cidadania e beleza, no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), localizado no Jardim América. As atividades, que se estenderam ao longo do mês, foram uma oportunidade para mostrar o leque de serviços, integrar ainda mais as mulheres e para lançar novas ações que serão consolidadas posteriormente.

A secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, lembra que uma extensa programação foi definida para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Entre as atividades que ocorreram ao longo do mês, Denise destaca a caminhada pelas ruas centrais da cidade, a palestra de sensibilização visando à construção do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, manutenção de oficinas de páscoa para as crianças no CentroNorte Shopping Center, lançamento do Projeto o Luxo do Lixo junto aos cooperados da Coocap e o Projeto Saúde no Prato que levou orientações sobre alimentação saudável para as famílias.

“Foi uma programação muito produtiva e uma oportunidade para firmar novas parcerias que contribuirão com as políticas públicas que já estão sendo desenvolvidas. Também pudemos fazer uma reflexão sobre os principais desafios e conquistas, além de divulgar os serviços mantidos no município, seja na defesa de direitos, de valorização da mulher ou na promoção da cidadania”, avalia Denise, lembrando que também fizeram parte da programação do mês da mulher palestras e rodas de conversa, feira baby da economia solidária, workshop de automaquiagem, encontro de espiritualidade, bingo solidário e oficinas de confecção.

FEIRA SOLIDÁRIA
– Quem passou nesta terça-feira pela Praça Valmor Santos Giavarina pôde conhecer e adquirir uma variedade de itens produzidos pela rede de mulheres solidárias. A feira contou até com um espaço na área da estética e beleza, oferecendo serviços de design de sobrancelha e corte de cabelo. “A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família atua em diversos eixos temáticos. O trabalho da rede de mulheres solidárias é um exemplo que abrange o eixo da autonomia financeira e a geração de renda”, cita Denise.

De acordo com Terezinha Elizabete Berton Pereira (Bete Berton), supervisora do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, a feira ofereceu ainda espaços para comercialização de plantas medicinais e ornamentais, arte em crochê e confecção, tiaras, chinelos bordados, cestaria para a Páscoa, produtos da linha baby e sabonetes artesanais, além de pães caseiros, empadas, panquecas, pastéis e espetinhos. “A rede de mulheres solidárias conta com mais de 100 integrantes e a meta é chegar a 300 até o ano que vem, existem atualmente 30 empreendimentos solidários que têm a participação de mulheres oriundas de mais de 40 bairros”, frisa Bete Berton, citando ainda a parceria com diversas instituições, como Sebrae, FAP, Fecea, Banco do Brasil, UTFPR e Facnopar.

CIDADANIA –
A última atividade alusiva ao mês da mulher acontece às 18h30, no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), no Jardim América. “Será uma atividade no eixo de empoderamento, enfrentamento das violências e direitos violados. Estará presente toda a nossa equipe, como psicóloga, assistente social e advogada, que apresentará os tipos de violência e os serviços disponíveis. Serão veiculados vídeos motivacionais e haverá ainda uma área de beleza e outra destinada para as crianças”, observa Denise Canesin Machado, secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família.

DESDOBRAMENTOS
Conforme a secretária, várias ações tiveram início durante a programação comemorativa e terão desdobramentos ao longo do ano. Como exemplo, ela cita a sensibilização em torno do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. “Sempre buscando a transversalidade, vamos formar agora comissões de avaliação, dialogando com as diversas secretarias e identificando serviços que tenham em comum a temática mulher”, explica Denise.

Outra ação que terá desdobramentos é o Projeto o Luxo do Lixo, direcionada para as mulheres da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap). “O projeto foi lançado com um café da tarde e agora no mês de abril iniciaremos os encontros de capacitação. O principal objetivo é transformar os materiais recicláveis em objetos utilitários e decorativos”, afirma Denise, lembrando ainda que o Projeto Saúde no Prato também terá continuidade. “Levamos a atividade ao Centro de Oficinas da Mulher e aos distritos de São Domingos e São Pedro do Taquara. Agora, levar o projeto para outras regiões da cidade”, finaliza Denise, salientando que o mês da mulher é um momento para mostrar o leque de serviços, integrar ainda mais as mulheres e para lançar novas ações que serão consolidadas posteriormente.

Publicações Recomendadas