Em solenidade realizada ontem (5) no gabinete municipal, o prefeito Junior da Femac empossou aos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social para o biênio 2019/2021. O evento teve a participação de secretários municipais, vereadores e representantes de entidades sociais.
O conselho é integrado por onze membros titulares e onze suplentes, todos representantes da sociedade civil (usuários, entidades sociais e trabalhadores da área), e do poder público (assistência social, saúde, educação, fazenda, secretaria da Mulher e Assuntos da Família).
No evento, o prefeito Junior da Femac destacou que a partir de 2013, na gestão do ex-prefeito Beto Preto, que vem tendo continuidade agora, existe muito zelo com o dinheiro publico. “Em cada área de atuação do poder público, existe um conselho municipal que fiscaliza, dá sugestões, faz críticas e reivindicações. No caso da assistência social não é diferente e o trabalho é realizado voluntariamente por cidadãos ligados ao setor”, comentou o prefeito.
Segundo Junior da Femac, todas as áreas da gestão são importantes, e os conselhos atuam de maneira que ninguém deixe de ser contemplado, notadamente as pessoas que se encontram numa situação vulnerabilidade social. “Vale ressaltar que, neste ano, nós dobramos a verba para as entidades sociais do município. Antes eram repassados R$ 800 mil ao ano e agora chegamos a mais de R$ 1,5 milhão, para fazer frente às demandas destas entidades.
A secretária de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, ocupou a presidência do Conselho nos dois últimos anos e, a partir de agora, um representante da sociedade civil deve ser escolhido para o cargo neste novo mandato. Ana Paula explica as atribuições do Conselho Municipal de Assistência Social.
“A partir de agora os conselheiros têm uma missão muito importante, que é a de promover a participação popular, ações descentralizadas e proposições que garantam a aplicação efetiva do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Com a união e diálogo, espero que todos atuem para que as discussões aconteçam e contribuam para incrementar as políticas públicas para o setor”, assinalou Ana Paula.
Segundo a secretária de Assistência Social, o Conselho Municipal de Assistência Social é o espaço democrático para discussões e deliberações e a garantia de novas conquistas neste campo.

Publicações Recomendadas