A Prefeitura de Apucarana já encaminhou os projetos de acesso ao Contorno Norte ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A gerência técnica do órgão, localizada em Londrina, vai analisar se as intervenções propostas atendem os padrões exigidos para rodovias. Foram elaborados dois projetos visando melhorar a segurança: um na Rua Koey Tatessuji (junto à Sociedade Rural) e outro na estrada do Barreiro, na ligação com a Rua Antônio José de Oliveira (antigo lixão).
Nesta semana, os projetos foram discutidos pelo secretário municipal de Obras, Herivelto Moreno, e pela engenheira civil Mariana Camargo, da gerência técnica do DER. “A intervenção prevê dispositivos de entrada e de saída, com pistas de aceleração e desaceleração, terceiras faixas e canteiros, além de retornos e sinalização adequada”, informa Herivelto.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, afirma que o Município arcará com os custos de execução das obras. “Os projetos estão agora na fase de análise pela equipe do DER, que vai verificar se estão dentro das normas de segurança estabelecidas pelo órgão. Assim que forem aprovados, passaremos para a segunda etapa que é a licitação da obra”, explica o prefeito.
Os projetos foram elaborados pela Prefeitura, através de um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Obras e o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). As intervenções previstas deverão ser executadas em trecho entre 70 e 100 metros nestes dois acessos.
Junior da Femac lembra que atualmente os acessos representam riscos aos motoristas. “Recentemente foram registrados acidentes com mortes, por exemplo, no acesso através da Rua Koey Tatessuji, nas proximidades da Sociedade Rural. São dois cruzamentos perigosos, próximos de curvas e trechos de subida e de declive. São locais movimentados onde, inclusive, passam linhas do transporte escolar”, assinala Junior da Femac.
O prefeito afirma ainda que o Contorno Norte de Apucarana foi construído há décadas e que a cidade vem crescendo  nesta direção. “Apucarana passou a ter 84 mil veículos circulando e surgiram novas conexões urbanas com a denominada Rodovia Michel Soni (PR-170), que faz a interligação entre as BRs 376 e 369”, argumenta o prefeito, acrescentando que os dois acessos constituem atualmente os principais pontos de conflito ao longo dos 12 quilômetros de extensão do contorno.

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