Apucarana acaba de ganhar um novo empreendimento no segmento de ensino superior. É o pólo semi-presencial e de Ensino à Distância (EAD), da Unifil, de Londrina. A estrutura foi instalada na Rua Galdino Gluck Junior, nº 174, em frente o Colégio Chamberlain, na área central da cidade. A inauguração oficial do Polo da Unifil aconteceu na noite de sexta-feira (7), em solenidade comandada pelos diretores locais, professora Lucilene Faria Pezini e Reginaldo Pezini.
O prefeito Junior da Femac, que prestigiou o evento, manifestou sua satisfação pelo empreendimento da instituição londrinense em Apucarana e destacou que a cidade já ultrapassou a casa de 10 mil universitários, com os campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea), Faculdade de Apucarana (FAP), Faculdade do Norte Novo do Paraná (Facnopar), Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Polo da Unicesumar, além de pólos de outras instituições.
“A oferta de novos cursos e atração de universitários de Apucarana, da região e até de outros estados é muito bem vinda, pois contribui para movimentar mais a nossa economia e, ao mesmo tempo, forma mão de obra qualificada, que também atrai novos empreendimentos”, avaliou o prefeito Junior da Femac.
Na solenidade a professora Lucilene faria Pezini, destacou que a Unifil é detentora do conceito máximo (nota 5), na avaliação do Ministério da Educação. “Atualmente, a Unifil mantém 260 polos no Brasil, além de outros nos Estados Unidos, Portugal e alguns países da África”, informou. A oferta de cursos nas modalidades de EAD e semi-presencial é bastante extensa, e os alunos podem integrar turmas on line. Pelo sistema os alunos têm aulas pela internet e, a cada dois meses, comparecem aos pólos para fazerem as provas presenciais. Em Apucarana, o Polo da Unifil está ofertando inicialmente vinte opções de graduação EAD e mais 11 de pós-graduação, além de seis cursos híbridos.