O prefeito Júnior da Femac autorizou nesta sexta-feira (17/05) o início da licitação para obras de reforma de 216,69 metros quadrados e ampliação de 187,35 metros quadrados do quartel central do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana. Com projeto, orçamento e termo de referência feitos pela Secretaria Municipal de Obras, as benfeitorias vão absorver até R$626.546,67 de recursos municipais e prevêem a construção de um segundo piso sobre onde hoje existe o estacionamento das viaturas. Pelo projeto, no local serão edificadas oito salas administrativas, uma sala de vídeo-conferência, uma sala para o comando, dormitório, área de estar, instalação de um elevador e banheiros masculino e feminino com acessibilidade.
A autorização foi assinada durante reunião com o comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana, Major André Lopes, que no ato esteve acompanhado de oficiais da instituição. “Hoje é um dia para celebrarmos a decisão do ex-prefeito Beto Preto, hoje secretário de Estado da Saúde do Paraná, de não cortar os recursos para os bombeiros, mesmo após decisão do Supremo Tribunal Federal, em 2017, que julgou inconstitucional a cobrança da taxa de incêndio, o que na prática resultou na extinção do Funrebom. Foi uma decisão ousada e corajosa, que possibilita agora a prefeitura ter os recursos para a obra”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.
Ele frisa que mesmo sendo uma decisão acertada, à época houve quem criticasse. “Infelizmente, pessoas ligadas à politicagem, mas sabedor da importância destes recursos para uma instituição que trabalha para salvar vidas, como é o Corpo de Bombeiros, o Dr. Beto Preto manteve-se firme, garantindo a continuidade na captação desses recursos, que hoje possibilita anunciarmos esses investimentos, através de recursos do IPTU, que vão atender o quartel com o que há de mais moderno para uma obra desta finalidade”, disse Júnior.
Com sede em Apucarana, o 11º Grupamento de Bombeiros é responsável por uma área que engloba 23 municípios. Atualmente, o contingente é formado por 66 bombeiros. O comandante da unidade, Major André Lopes, salientou que o investimento autorizado pelo prefeito Júnior da Femac vai atender às necessidades. “A partir destas obras viabilizadas pela prefeitura vamos ter um quartel de primeira grandeza, propiciando um melhor ambiente tanto para nossos profissionais, quanto para o público externo”, disse o major.
Ele lembra que a unidade foi elevada a grupamento recentemente e que as melhorias foram pensadas para absorver as novas atribuições. “Apucarana é uma cidade polo e futuramente novas cidades devem ser incluídas em nossa área de atuação. O grupamento corresponde ao status de batalhão da polícia militar e, com a abertura de novas escolas de soldados, devemos também aumentar nosso contingente, assim, essa melhoria da estrutura física era uma grande necessidade”, afirmou o comandante, salientando o apoio da prefeitura. “Não posso deixar de destacar a parceria fantástica com a Prefeitura de Apucarana. Com isso a comunidade só tem a ganhar”, concluiu.
O processo segue agora para a Secretaria de Gestão Pública, que vai elaborar o edital de concorrência. A expectativa é de que assim que a empresa seja definida, as obras tenham início em meados do mês de agosto. Participaram ainda do anúncio o secretário Municipal de Obras, Herilvelto Moreno, e a engenheira civil responsável pelo projeto, Caroline Moreira Sousa.