Uma nova rodovia alternativa, interligando Apucarana com Londrina, está sendo discutida pelos prefeitos Beto Preto (PSD) e Marcelo Belinati (PP). As tratativas foram iniciadas recentemente e, nos próximos dias, devem ter continuidade, inclusive com a anuência dos deputados estaduais Arilson Chiorato (PT) e Tercílio Turini (PPS), que representam respectivamente Apucarana e Londrina na Assembleia Legislativa do Estado.
Os dois municípios são vizinhos na região do bairro rural Pinhalzinho (Apucarana) e do distrito de São Luiz (Londrina). Uma primeira reunião foi realizada na última sexta-feira (21), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati. Neste dia, o prefeito Beto Preto, que acabara de ser anunciado como secretário de saúde do Estado pelo governador eleito Ratinho Junior, não pode comparecer ao encontro, devido a outros compromissos que surgiram no mesmo horário.
Conforme argumenta Beto Preto, essa proposta que está sendo amadurecida visa criar uma nova via alternativa, entre a região sul de Apucarana e o Município de Londrina, na região do distrito de São Luiz, Parque Estadual da Mata dos Godói e do Shopping Center Catuaí. “A idéia é encurtar distâncias e, ao mesmo tempo, planejar o futuro, considerando que com uma outra rodovia interligando Apucarana e Londrina, seriam abertas novas áreas para industrialização nesta região”, avalia Beto Preto.
O prefeito de Apucarana diz que já existe a vontade de tocar o projeto manifestada também pelo seu colega prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e também pelos deputados estaduais Arilson Chiorato e Tercílio Turini. “Vamos avaliar as possibilidades e, se houver apoio do Estado, o projeto pode avançar”, assinala Beto Preto.
ALTERNATIVAS – O secretário de obras de Apucarana, engenheiro civil Herivelto Moreno, que conhece detalhadamente a região da divisa entre os dois municípios, explica que dentro do território apucaranense existem três alternativas de estradas rurais para chegar em Pinhalzinho. “Pode ser pela estrada do Xaxim, na região do Clube de Campo Água Azul; ou pela estrada do Ribeirão do Cerne”, revela Moreno, acrescentando que as duas têm cerca de 14 quilômetros de extensão.
A terceira alternativa, que o engenheiro considera mais viável, seria a interligação da região do aeroporto de Apucarana, junto ao distrito de Correia de Freitas, até o Pinhalzinho. Neste caso, já existe pavimento num trecho, e seria necessário asfaltar mais 13 quilômetros até o Pinhalzinho, na divisa com Londrina.
“Contudo, apesar de ser a opção mais adequada, é preciso considerar que esta é uma estrada rural estadual, denominada PR-532 Irineu Sacchelli”, informa Herivelto Moreno. Segundo ele, é indispensável uma autorização do Estado, para qualquer intervenção nesta via, “já que poderia ser considerado uma alternativa de desvio da praça de pedágio da Viapar, na divisa entre Arapongas e Rolândia”.
No município de Londrina, a ligação viária com Apucarana seria conectada com a PR-538, no distrito de São Luiz. Também no território londrinense seria necessário recuperar trechos já pavimentados e asfaltar outros. “Isso tudo será tema de discussões e estudos de viabilidade, que devem ser conduzidos pelas prefeituras de Apucarana e Londrina”, conclui Herivelto Moreno.

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