As novas instalações do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Nova foram entregues na noite desta quarta-feira (27/12) pelo prefeito Beto Preto e a secretária de educação Marli Fernandes. As obras de reforma e ampliação do prédio foram executadas nos últimos meses e irão permitir, a partir do próximo ano, um aumento de 200% na capacidade de atendimento do CMEI.
Atualmente o CMEI atende 47 alunos e passará a atender 140 alunos em 2019. O projeto de engenharia idealizado para o CMEI Vila Nova envolveu a reforma de 500,11 m² e a ampliação de mais 154,58 m². O investimento nas melhorias no prédio foi de R$ 620 mil. Os serviços foram executados pela Vitti Construtora e Incorporadora Ltda, empresa vencedora do processo de licitação da obra.
As obras de melhorias incluíram a troca de toda a cobertura antiga de calhetão, substituída por uma estrutura metálica com telhas de fibrocimento. Também foi instalação de forro de PVC em todo o prédio, e mantas térmicas nas salas de aula.
Todas as salas de aula foram reformadas, com a troca do piso cerâmico, pintura, reforma total dos banheiros, setor administrativo e de serviços. E as instalações elétrica se hidráulicas foram totalmente revisadas.
Foram executadas ainda a ampliação do refeitório, da cozinha, do depósito de merenda, lavandeira e banheiro dos servidores, além da cobertura de policarbonato do novo portal de entrado até o prédio. A exemplo dos demais prédios da rede municipal foram adequadas as normas do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Acessibilidade.
A cinco dias do prazo para deixar o cargo de prefeito, para assumir a Secretaria de Estado da Saúde, o prefeito e médico Beto Preto, fez um pronunciamento emocionado na noite de ontem, ao entregar a reforma e ampliação do CMEI Vila Nova. “Nosso caminho é trilhar na missão de construir soluções, e estou muito feliz por ter conseguido investir até agora R$ 40 milhões em reformas e ampliações de creches e escolas da rede municipal”, destacou Beto Preto.
Na presença de pais de alunos, professores e representantes da comunidade da Vila Nova, Beto Preto lembrou que essa foi a primeira creche que visitou, quando iniciou seu primeiro mandato em 2013. “Presenciei aqui condições precárias, com crianças dormindo no chão e sem colchonetes. Hoje, temos um CMEI com acessibilidade, prevenção de incêndio e dentro das normas da vigilância sanitária”, assinalou.
A secretária Marli Fernandes se manifestou entusiasmada com a radical mudança do prédio. Ela pediu palmas para todos os diretores, professores e servidores que compõem a equipe de 1.400 funcionários da educação, pelo saldo altamente positivo alcançados nos últimos anos.
Na solenidade, também discursou o presidente da Câmara, Mauro Bertoli, que enalteceu o salto de qualidade da educação apucaranense, que detém o melhor IDEB do Paraná. Lideranças do bairro, representados por Antônio da Silva “Parceiro”, e Gabriel Caldeira, agradeceram pela obra recebida, em nome da comunidade. A diretora do CMEI Vila Nova, Cleide Aparecida de Araújo, ressaltou que a estrutura agora poderá abrigar 140 crianças do bairro.

Publicações Recomendadas