A secretária Municipal de Educação em Apucarana, professora Marli Fernandes está concluindo seu mandato de presidente da Undime-Região Sul e da Undime-PR – biênio 2017-2019. A última ação será entre março e abril do próximo ano com a realização de fórum estadual em Curitiba. Na ocasião será realizada eleição da nova diretoria. Para marcar seu trabalho à frente da União Nacional dos Dirigentes da Educação (Paraná), Marli foi condecorada com uma placa. O objeto, que retrata símbolos do Paraná – Gralha Azul e Pinheiro Araucária e tem o nome da gestora grafado – foi apresentando nesta sexta-feira (21/12) ao prefeito Beto Preto (PSD), que enalteceu a passagem da professora Marli Fernandes à frente da presidência. “Foram dois anos vitoriosos, onde a secretária representou muito bem a cidade de Apucarana e realizou grandes trabalhos em prol da educação estadual e regional. Foi sem dúvidas uma presidente diferenciada, que atuou para agregar ainda mais os secretários municipais, com destaque à revisão da Base Nacional Comum Curricular. Atuação pela qual rendo meu mais profundo agradecimento”, pontuou Beto Preto.
Ao prefeito, professora Marli revelou que o acompanhamento e a coordenação de todo o referencial curricular do Paraná, que possibilitou que o estado fosse o primeiro da federação a fechar a reforma do Base Nacional Curricular Comum (BNCC), foi uma de suas principais ações à frente da Undime. “Acredito que cumpri, juntamente com toda equipe que me assessorou, a proposta da entidade, que é fortalecer as administrações municipais na área da Educação para garantir expansão e melhoria da qualidade da Escola Pública Municipal”, assinalou a secretária. Ela salientou que a entidade também promoveu acompanhamento sistemático de projetos junto ao Governo Federal, organizou e promoveu pesquisas, reuniões, seminários e fóruns voltados à educação pública, além de manter contato com sindicatos, confederações, associações, organizações não governamentais, movimentos sociais, redes e demais entidades da sociedade civil interessadas no processo educacional.
Entre os eventos realizados, professora Marli destacou a realização do IV Fórum Interestadual de Educação da Região Sul, que aconteceu recentemente em Maringá. “Cerca de 400 professores, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, participam das discussões sobre a Formação Continuada e os Desafios na Implementação da Base Nacional Comum Curricular”, lembra a secretária.
Ela frisa que o evento chamou a atenção para o desafio de fazer com que os referenciais curriculares, que foram construídos no nível estadual, em consonância com a BNCC, cheguem até as escolas. “Por meio da programação, os participantes receberam informações e orientações para a efetivação desse processo”, conta Marli.
O que é – A Undime Paraná é uma associação civil sem fins lucrativos que visa a integração de dirigentes municipais de educação do Estado em torno da educação pública municipal. Está ligada a UNDIME NACIONAL, tendo iniciado suas atividades a partir do Fórum de Secretários Municipais de Educação, em 1984. Em 1992, passou a ser denominada União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná – Undime-PR. A sua missão é articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação do Paraná para construir e defender a educação pública com qualidade social. Por meio da Undime PR, as secretarias municipais de educação do Paraná podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências. Dessa forma, a Undime-PR proporciona aos seus representantes a oportunidade de integrações regional e nacional.

Publicações Recomendadas