Os apucaranenses terão a oportunidade de apreciar nesta quarta-feira (16/07) o Duo de Violão, com Felipe Coelho e Ozir Padilha. O recital acontece às 20 horas, no Cine Teatro Fênix, e a entrada será franca. A promoção é do Festival de Música de Londrina, em parceria com a Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana (Funcap).
De acordo com Maria Agar, diretora-presidente da Funcap, o recital estará repleto de compositores latinos, com música erudita, popular e flamenca. No programa estão peças de Paulinho Nogueira, “Bachianinha”; Agostin Barrios, “La Catedral”; Paco de Lucia, “Guarija de Lucia”; Antônio Lauro, “Valsa Venezuelana”; Astor Piazzolla, “Adios Nonino” e do autoria própria do violonista, Felipe Coelho como “Choro Valsa dos Caminhos Antigos” e “Mosaico”.
OS MÚSICOS – Felipe Coelho é de Florianópolis. Começou a tocar aos 5 anos com o pai e aos 13 em sua própria banda. Conheceu a música instrumental através dos guitarristas Joe Satriani, Steve Vai, e Malmsteen Aos 15 anos recebeu o prêmio estadual “Most Outstanding Soloist” do Grissom HighSchool Jazz Festival (Huntsville, AL), indo para o Jamey Aebersold Jazz Workshop em Chicago (1998) na Universidade de Elmhurst, onde teve aulas com grandes nomes do jazz, David Baker, Jeff Hamilton e o próprio Aebersold. Fez bacharelado em música e mestrado em Jazz e arranjos, na Georgia State Univeristy, com bolsa integral. Felipe Coelho realizou já seis turnês, participou de diversos festivais e se apresentou com nomes reconhecidos no cenário nacional e internacional. Coelho está atualmente escrevendo para o formato de trio (bateria e baixo) e planeja lançar uma nova série de composições em 2015, sempre se direcionando para a construção de uma nova música brasileira, em profundo diálogo com o jazz, o flamenco e o cigano oriental.
Ozir Padilha nasceu em Joinville/SC, é multi-instrumentista, guitarrista e cantor. Autodidata desde os 9 anos de idade, começou tocando guitarra em diversas bandasda região e atuando como músico na noite Joinvilense, tendo as mais variadas influências musicais. Em 2006, apaixonou-se pelo flamenco. Fez cursos com o Guitarrista de Flamenco Agustin (Espanha), Juan Tomáz Alvarez (Curitiba), Alan Harbas (Rio de Janeiro), Cantaor Talegón de Cordoba (Espanha), o Violinista Marco Pereira, o Compositor e Arranjador Yan Guest e o Guitarrista de Jazz Judson Pereira.
Desde 2007 é convidado para atuar em espetáculos de Flamenco no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Durante o ano de 2009 integrou a Banda Flamenca Tirititrá, e acompanhou as aulas daEscola de Dança Flamenca Andaluz, em Porto Alegre.
Em 2010 tornou-se integrante daCia. de Dança Aire Flamenco e da Compañia de dança flamencaCarmem Romero, onde atua até hoje, como guitarrista de flamenco e cantaor.Em setembro de 2011, atuou como cantaor no Espetáculo “Jueves Flamencos” com a BailaoraRosa Jimenez, que bailou nos mais importantes tablados da Espanha e Japão. Também continua atuando como professor de violão popular e guitarra flamenca.