A prefeitura de Apucarana fez na noite de quarta-feira (09) uma audiência pública com moradores dos bairros adjacentes ao Parque Industrial Norte sobre o pedido da Frimel, distribuidora da Frimesa, de se apropriar da Rua Petróleo. Em troca, a distribuidora propõe abrir e pavimentar outra rua a cerca de 50 metros do local atual. A empresa justifica a solicitação dizendo que adquiriu o terreno da antiga Pneumelo, que fica do outro lado desta via, e necessita ampliar seu centro de armazenamento e distribuição interligando os imóveis.

O grupo de moradores que debateu o pedido entende as necessidades da Frimel, mas quer a garantia do seu direito de ir e vir e propôs uma discussão maior com a comunidade. Uma comissão foi formada para conhecer o projeto da empresa e ampliar o debate em nova audiência pública. A discussão foi mediada pelo prefeito Beto Preto e o secretário de Obras, Herivelto Moreno, que apresentaram uma perspectiva da mudança. A rua em questão liga o loteamento residencial das Indústrias, com a via marginal à BR-369 no Parque Industrial Norte

“É uma proposta de expansão. A Frimel está procurando crescer. Fazemos toda logística da Frimesa em Apucarana, no norte do Paraná e no interior de São Paulo. Nossa proposta, quando viemos buscar esse apoio da prefeitura, é de que eles entendam que para nós é de extrema importância a junção com a área da antiga Pneumelo e essa rua Petróleo está sendo um impeditivo. Por isso a empresa está propondo fazer uma permuta, abrindo uma nova rua a apenas 50 metros”, justifica a diretora administrativa da Frimel, Miriam Kunert.

Os participantes da reunião mostraram-se propensos a aceitar a proposta da empresa, mas querem que a decisão seja tomada por um número maior de moradores. Para o morador Adenor Arruda é preciso garantia de que a empresa vai cumprir com as propostas de benefício à comunidade

O prefeito Beto Preto salientou a importância democrática da discussão de assuntos com a comunidade e lembrou de doações inadequadas de ruas a empresas no passado, que atrapalharam o desenvolvimento da cidade. No entanto, garantiu que a nova rua vai ser feita antes do fechamento da atual, se houver acordo da comunidade.

Publicações Recomendadas