Com a participação de diversos segmentos e entidades de assistência e proteção social, bem como de jovens representantes de suas comunidades, Apucarana promoveu nesta semana a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Uma realização da Secretaria Municipal da Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana (CMDCA), as atividades tiveram início na noite de quarta-feira (17/10), no Cine Teatro Fênix.
Na ocasião, o público acompanhou palestra magna com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. “As conferências para discussão dos direitos da criança e do adolescente acontecem periodicamente a cada dois anos nas instâncias municipal, estadual e nacional, sempre levantando temas definidos pelo Conselho Nacional da Criança e do Adolescente”, explica Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana.
De acordo com ela, evento semelhante ao de Apucarana acontece em todos os municípios brasileiros. “Desta etapa municipal vão sair propostas para serem discutidas em conferência estadual que, por sua vez, vão definir os assuntos que serão levados para a etapa nacional”, salienta Nazarko.
Além da palestra magna, a programação da etapa municipal seguiu quinta-feira (18/10), com atividades ao longo de todo o dia no Centro da Juventude. Momento em que o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) comemorou a participação da juventude nas discussões. “Na última semana de setembro tivemos as conferências livres sobre a temática onde, em grande número, os jovens foram instigados a elaborarem propostas para esta conferência municipal. Na conferência, voltamos a ter essa participação, um interesse que é visto com muita alegria pelo conselho, pois concretiza algo muito especial, que é o direito do adolescente poder e querer contribuir com seu futuro, propondo ampliação tanto de seus direitos como deveres”, analisou Roberta Fogaça, presidente do CMDCA.