As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Apucarana estão desenvolvendo ao longo do mês uma extensa programação dentro da campanha “Outubro Rosa”. Os atendimentos são realizados não só dentro do horário normal de atendimento das unidades de saúde, entre 8 e 17 horas, mas também no período noturno e mesmo aos sábados.
São realizados exames preventivos, orientações de auto-exame do câncer de mama, encaminhamentos para mamografia, bem como a oferta de testes rápidos, entre outros atendimentos. Palestras também estão incluídas na programação de algumas UBSs sobre os temas saúde de mulher, violência da mulher e nutrição.
Ainda em algumas UBSs, haverá cuidados de beleza da mulher, como corte de cabelo, maquiagem e manicure. As mulheres devem entrar em contato com a UBS do seu bairro para se informar dos horários dos atendimentos e dos serviços oferecidos dentro da programação do Outubro Rosa.
A UBS Romeu Milani, a exemplo do ano anterior, levou o atendimento da programação do Outubro Rosa para o CentroNorte Shopping Center, onde foram atendidas 42 mulheres com a oferta do exame preventivo e solicitação de mamografia.
A campanha internacional “Outubro Rosa” visa conscientizar as mulheres da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No entanto, a preocupação com a saúde da mulher, em especial com a prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero, é uma constante dentro da política de saúde pública do prefeito Beto Preto.
“Neste mês, no entanto, estamos com essa grande mobilização nas UBSs para atrair as mulheres para esses cuidados com a saúde. Os horários noturnos, em alguns casos até as 21 horas, e nos sábados, é uma grande oportunidade em especial para aquelas que trabalham e encontram dificuldades de ir as UBSs no horário comercial”, observa o superintendente do Departamento de Atenção Básica da Autarquia Municipal de Saúde, Marcelo Viana de Castro.
Ana Elisa Foganhole Cortinove, 58 anos, agricultora, teve câncer de mama há 21 anos. “A descoberta da doença na fase inicial foi fundamental para cura, por isso aconselho as mulheres a fazer o auto-exame. A vida está em nossas mães, se tocando é possível descobrir a doença no início e assim chegar a cura, como graças a Deus, aconteceu comigo”, afirma Ana Elisa.