A Comissão de Licitação da Prefeitura de Apucarana responsável pela condução dos trabalhos que visa a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de coleta e transportes de resíduos sólidos domiciliares (lixo doméstico) até o aterro sanitário, suspendeu nesta quarta-feira (14/05) o processo licitatório para análise mais aprofundada da documentação entregue pelas quatro empresas interessadas no contrato: Sanetran Saneamento Ambiental S/A e Costa Oeste Serviços de Limpeza Ltda, ambas do Paraná, Morhena Coleta e Engenharia Ambiental Ltda, de Mato Grosso, e Ebbeper Empresa Brasileira de Empreendimentos, Projetos e Consultoria Ltda., de São Paulo.

Segundo o superintendente de Obras, engenheiro civil Herivelto Moreno, a suspensão foi necessária devido a complexidade de documentos envolvidos. O resultado das empresas habilitadas, ou não, serão conhecidas na sexta-feira. “A partir de então daremos continuidade ao certame, com fixação de nova data para abertura dos envelopes que contém as propostas”, pontua Moreno. Ele ressalta que a licitação está sendo acompanhada por membros do Observatório Social de Apucarana (OSA).

Desde 2012, o serviço é prestado em caráter emergencial – através de um contrato de prorrogação – pela Sanetran Saneamento Ambiental S/A, que opera o sistema desde 2002. O edital de licitação prevê um contrato inicial de 12 meses, prorrogável por até mais quatro anos. “Além de manter um escritório local, a empresa deverá iniciar com caminhões novos e coletar 2.500 toneladas/mês ao valor máximo de R$119 a tonelada. O valor mensal do serviço a ser contratado deve girar em cerca de R$300 mil”, esclarece o superintendente de Obras da Prefeitura de Apucarana.

Além da coleta do lixo doméstico em todas as vias da sede e dos distritos de Apucarana, a empresa deverá fornecer 30 contêineres metálicos ou de PVC com tampa e capacidade de 1,2 mil litros para serem instalados ou levados a lugares estratégicos da cidade segundo indicação do município. “Também será incumbência da nova prestadora de serviços na área de coleta o recolhimento de pequenos animais mortos no perímetro urbano, realizando rondas de observação na área central e disponibilizando através de “central de atendimento aos usuários”, um telefone “tipo 0800”, para os devidos pedidos por parte da população”, complementa Moreno.

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