Os brasileiros acima de 60 anos representam hoje 13,5% da população e já são mais de 30 milhões de pessoas. Até 2031, estima-se que este grupo etário ultrapasse o de crianças e adolescentes com idade entre zero e 14 anos. Até 2025, o país abrigará a sexta maior população de idosos do mundo.
Em Apucarana, o grupo da terceira idade equivale a cerca de 20% dos habitantes da cidade e, segundo a vereadora Márcia Souza, em duas décadas serão em mesmo número que a população economicamente ativa.  “É exatamente por isso que os gestores precisam, com urgência, pensar em políticas públicas que de fato alcancem os idosos e os incluam”, afirmou a vereadora.
Ela esteve presente à abertura da Semana Nacional do Idoso, nesta quinta-feira (27/9), na Praça CEU. Em 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso e, para celebrá-lo, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) programou uma série de atividades – incluindo um baile com programação especial, em 5 de outubro.
Representando a Câmara, Márcia Souza explicou que recentemente os vereadores aprovaram por unanimidade um projeto de lei, de sua autoria, que defende as conquistas que a terceira idade obteve nos dois mandatos do prefeito Beto Preto. “Fui secretária de Assistência Social, sou servidora pública da Saúde e hoje estou vereadora. Posso dizer, com tranquilidade, que os idosos nunca tiveram tantas conquistas nesses anos, por isso é tão importante que todas elas virem lei. Dessa maneira, os próximos prefeitos poderão ampliá-las, mas não diminuí-las.”
Um dos fundadores do Conselho Municipal do Idoso, Domingos Farinha Martins, de 83 anos, disse que as comemorações da Semana são tão importantes que não deveriam se restringir à uma semana. Deveriam ser muitas. “Não podemos confundir idade com velhice. Idade é uma coisa. Velhice é outra. Envelhecer é um privilégio”, diz.
O que Apucarana oferece aos idosos
A diretora de proteção social especial da secretaria de Assistência Social de Apucarana, Priscila Luzia, explicou a rede de proteção social de que dispõe o município: são mais de 500 idosos atendidos pelos cerca de 40 grupos Conviver que acontece nos bairros; nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras) há grupos específicos que trabalham com idosos que recebem o BPC (benefício de prestação continuada).
Nos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), idosos e pessoas portadoras de deficiências que têm seus direitos violados, que vivem situações de negligência, abandono, violência psicológica e patrimonial, podem dispor de equipe especializada a auxiliá-los a acessar seus direitos e a lutar por reaver condições melhores e mais dignas de vida.
O Centro Dia oferece atividades diariamente, durante o dia todo, para cerca de 20 idosos. Em parceria com a Saúde Municipal, são desenvolvidas atividades físicas; artesãs orientam atividades manuais, que estavam expostas na inauguração da Semana do Idoso; passeios e atividades de cultura. Em breve, será inaugurado o Centro de Convivência, no Jardim Colonial, que triplicará a capacidade de atendimento do município.