Seis integrantes do efetivo do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e um do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) receberam a promoção por tempo de serviço. As novas divisas foram entregues nesta sexta-feira (21/09), em solenidade realizada nas dependências da Associação dos Policiais Militares do Vale do Ivaí (Amevi).
A solenidade contou com a presença do prefeito em exercício de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), do comandante do 10º BPM, major Roberto Francisco Cardoso, do capitão Rodrigo Nakamura, representando o comando do 4º SGBI, e de Alessandro Pereira Carletti, comandante da Guarda Municipal de Apucarana.
Na oportunidade, também ocorreu a homenagem ao segundo sargento Paulo Ternoski, praça mais antigo do 10º BPM e que foi transferido para a reserva remunerada, após 35 anos de serviço. Além de familiares, estiveram presentes vários colegas do curso de formação de soldados de 1985 e que já estão na reserva. Ternoski recebeu mimos e um livro contendo seu histórico funcional dentro da corporação.
O prefeito em exercício de Apucarana destacou o trabalho do 10º BPM, especialmente do sargento Ternoski. “Ele tem uma linda história que se identifica com a trajetória do batalhão. O 10º BPM vai completar 41 anos e o Ternoski trabalhou por 35 anos na corporação, onde se formou e onde trabalhou durante toda a carreira”, ressaltou Junior da Femac.
PROMOÇÕES – Ao todo, a Polícia Militar do Paraná realizou a promoção de 700 militares no Estado, para funções de cabo, sargento e subtenente. As praças passam a exercer novas funções específicas com as suas graduações e responsabilidades, nas diversas unidades policiais e de bombeiros existentes no Paraná.
Junior da Femac parabenizou os militares que foram promovidos, bem como os familiares que estiveram presentes. “São profissionais já com mais de vinte anos de carreira e que receberam reconhecimento pelos serviços prestados. Eles colocam, muitas vezes, a sua vida risco, saindo de casa para trabalhar mas sem saber se voltarão”, observa, creditando os bons números da segurança pública em Apucarana ao trabalho da Polícia Militar.
O major Roberto Francisco Cardoso afirma que a promoção é aguardada com muita expectativa e renova o ânimo dos militares para prosseguir na carreira. “Tem uma simbologia muito grande, pois são os degraus de uma caminhada e motivam ainda mais o profissional. O policial representa o maior patrimônio da corporação e a promoção é o momento de valorizar o elemento humano, esse tesouro que nós temos”, frisa o comandante do 10º BPM.
Na área de abrangência do 10º BPM e no 4º SGBI, foram promovidos o subtenente Marcos Camilo Alves, 3º sargento Toni César Mendes, 3º sargento Ademir da Silva Matichen, cabo Adenilson Luis Correa, cabo Alexandre Aparecido Rocha, cabo Odair José Barbosa e cabo Claudionor de Oliveira.