A Rodada Internacional de Negócios, que acontecerá durante o Apucarana Fashion Day (AFD), terá compradores de cinco países. Já confirmaram presença representantes do Uruguai, República Dominicana, Paraguai, Panamá e Colômbia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (13/09), durante entrevista coletiva concedida pelos organizadores do evento.
O Apucarana Fashion Day é uma promoção do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), em parceria com o Sebrae e APL Bonés. O evento conta ainda com o apoio da Fiep e Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.
Para o prefeito Beto Preto, a proposta do Sivale de incluir rodadas de negócios internacionais, no Apucarana Fashion Day, é uma excelente iniciativa. “As empresas locais, no segmento de vestuário, terão condições de prospectar novos clientes e ampliar o seu mercado”, avalia o prefeito, reiterando seu apoio ao evento.
O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, no Clube de Campo Água Azul. “No dia 29 haverá o desfile com a participação de diversas marcas, a partir das 19 horas. Já no dia 30, das 9 às 18 horas, haverá a rodada internacional de negócios, com a presença de um grupo de compradores da América Latina”, detalha Elizabete Ardigo, presidente do Sivale.
A rodada é promovida pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Centro Internacional de Negócios (CIN), que trarão os compradores para conhecer o polo de confecções de Apucarana e para fazer negócios com os participantes do AFD.
A presidente do Sivale considera a rodada uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de exportação, a um baixo custo e sem necessidade de deslocamento. “Os compradores internacionais têm interesse na moda feminina e masculina, bonés, moda infantil e adolescente, esportivo e fitness, praia, langerie e produtos promocionais”, enumera.
Conforme Ardigo, as vagas para o desfile já foram esgotadas no dia do lançamento do evento, mas ainda estão abertas as inscrições para o show room e a rodada internacional de negócios. “Nos anos anteriores o evento reuniu cerca de 500 pessoas e na edição de 2018 a meta é dobrar o público”, projeta a presidente do Sivale.
Durante a coletiva, a gerente do Sesi e representante da FIEP, Márcia Kulka, também fez um balanço do Programa Cuide-se Mais. “A unidade móvel esteve nesta semana aqui no Sesi, onde atendeu cerca de 200 trabalhadores de 20 empresas. Os colaboradores foram atendidos com exames gratuitos de prevenção para o câncer de mama, próstata, pele e colo do útero”, cita Kulka, acrescentando que o atendimento é personalizado e com hora marcada. “O trabalhador recebe o resultado na empresa e já tivemos casos detectados de tumores cancerígenos e que foram encaminhados para tratamento”, observa.
A gerente do Sesi aproveitou a oportunidade para anunciar que a unidade de Apucarana foi escolhida para fazer o atendimento regionalizado de consultoria, nas áreas de saúde e segurança do trabalho. “Agora, a unidade de Apucarana está atendendo toda a região Norte do Paraná, tanto indústrias quanto as empresas em geral. São consultorias em eSocial, passivo trabalhista, INRs, entre outros”, cita, afirmando que o Sesi Apucarana é referência no Paraná neste tipo de consultoria, que ajuda a reduzir custos e desperdícios dentro das empresas.