O prefeito de Apucarana, Beto Preto, emitiu nesta terça-feira (11/09) nota de pesar pelo falecimento do pioneiro Nobuyoshi Ida, de 106 anos. Nobuyoshi Ida nasceu no Japão e, aos 17 anos, veio ao Brasil, onde fixou residência em Promissão (SP). Depois, em 1951, veio morar em Apucarana.
Beto Preto ressalta que Nobuyoshi Ida trabalhou a vida inteira como agricultor, sendo especializado na produção de café. “Ele legou essa atividade para a maioria dos filhos, que ainda hoje possuem propriedades onde cultivam café”, afirma Beto Preto, observando também que um dos filhos seguiu o ramo da advocacia e outro o da construção civil.
O prefeito de Apucarana lembra ainda que Nobuyoshi Ida ajudou na construção da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea). “Sempre esteve presente, ajudando e colaborando com as ações e os eventos da colônia japonesa”, frisa Beto Preto.
Nobuyoshi casou com Miyuki (já falecida), com quem teve sete filhos, deixando ainda enlutados cerca de 60 netos e bisnetos. Às 13 horas, haverá cerimônia da Seicho-No-Ie e Templo Budista. Já o sepultamento será às 15 horas no Cemitério da Saudade.