A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), de Apucarana, está divulgando uma campanha lançada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para descarte adequado de medicamentos vencidos pela população em geral. A iniciativa divulgada através de cartazes e pela mídia terá duração de dois meses, entre 15 de agosto e 15 de outubro.
A campanha conta com 250 pontos de coleta de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso em todo Paraná, sendo 3 em Apucarana: Drogamais Coração de Jesus, na Rua Rio Branco, 472, centro; Drogamais Santa Rita III, Rua Erwin Schindler, 167, no distrito do Pirapó; e Farmácia do Paraná, na Rua Osório Ribas de Paula, 435, centro.
Os cartazes de divulgação da campanha trazem frases como “medicamento: descarte no lugar certo; “medicamento não é lixo”; “não jogue medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário”. Divulga também o site www.saude.pr.gov.br ou telefone 0800 644 4414 para a população se informar “onde devolver seus medicamentos vencidos ou que sobraram”.
De acordo com a SESA, “a automedicação e o uso irracional contribuem para que os medicamentos estejam dentre as principais causas de intoxicação. Somado a isso, tem-se ainda que o descarte inadequado de medicamentos, como nos vasos sanitários, lixo comum, pia, esgoto, queima a céu aberto, gera um grande passivo ambiental.
Dessa forma, o uso racional de medicamentos e o descarte adequado dos mesmos é fundamental para a manutenção do meio ambiente, saúde humana e animal.”
Os remédios entregues pela população nos pontos de coleta serão retirados por empresas que darão a destinação final ambientalmente adequada ao material.