Considerada pelos organizadores como o maior evento de moda do Norte do Paraná, o Apucarana Fashion Day (AFD 2018) acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, nas dependências do Clube de Campo Água Azul. A grande novidade neste ano será uma rodada internacional de negócios, que reunirá em Apucarana compradores da América Latina.
O Apucarana Fashion Day é uma promoção do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), em parceria com o Sebrae e APL Bonés. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.
O lançamento da 4ª edição do evento ocorreu nesta quinta-feira (16/08), na sede do Sebrae, e contou com uma palestra sobre tendências mundiais da moda e consumo, ministrada pela consultora Alexandra Ruy.
De acordo com Elizabete Ardigo, presidente do Sivale, no dia 29 de novembro haverá o desfile com a participação de 12 marcas, a partir das 19 horas. “Fizemos o lançamento antecipado para que as empresas possam ter tempo de desenvolver uma coleção e colocar um produto diferenciado na passarela”, observa.
Já no dia 30, das 9 às 18 horas, haverá a rodada internacional de negócios, com a participação de cerca de 30 marcas. “Essa rodada deveria acontecer inicialmente em Curitiba, mas nós conseguimos trazer para Apucarana por ser um pólo muito forte de confecções. A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) está apostando muito neste evento”, afirma, lembrando que a rodada reunirá 10 compradores da América Latina.
Além da possibilidade de negócios imediatos, o evento representa uma importante vitrine e o estabelecimento de contatos. “Foi desta forma que a Rede de Mulheres Solidárias conseguiu fazer negócios. Elas apresentaram as peças produzidas a partir da fibra de bananeira no evento do ano passado e posteriormente uma estilista de Santa Catarina entrou em contato. Hoje, as mulheres solidárias já estão vendendo seus produtos”, ilustra Ardigo.
O custo de inscrição, tanto para o desfile quanto para a rodada de negócios, é de R$ 500 para a empresa que for associada ao Sivale. “As 12 primeiras que se inscreverem garantem participação no desfile, que será assistido pela comitiva de compradores. O desfile será como um cartão de visitas para a rodada de negócios que acontecerá no dia seguinte”, comenta Ardigo.
O secretário municipal de Indústria e Comércio, Edison Estrope, afirma que o Apucarana Fashion Day vem se consolidando desde 2015, quando aconteceu a primeira edição. “O evento é um incentivo para o desenvolvimento de marcas próprias e nasceu do desejo de expandir e de mostrar Apucarana para o Brasil. Além do mercado interno, agora tem esta inovação com a rodada de negócios, abrindo as portas para o mercado internacional”, frisa Estrope.
O planejamento de comunicação do Apucarana Fashion Day é feito, desde o primeiro evento, pela Agência Pixel. De acordo com Fábio Greco, diretor de criação da empresa de publicidade, o desfile também deverá ser transmitido ao vivo pela internet.
Greco afirma ainda que o Apucarana Fashion Day deixou de ser apenas um evento demonstrativo para ser um canal de negócios. “As três primeiras edições, somadas, tiveram a participação de 20 marcas, mais de mil convidados e a geração de cerca de R$ 1 milhão de mídia espontânea. Em novembro, numa única edição, deveremos atingir praticamente todos esses resultados”, compara Creco, acrescentando que neste ano haverá uma estrutura maior, como por exemplo um palco central para facilitar a visualização.