Apesar do tempo chuvoso e frio, 330 mulheres realizaram o preventivo do câncer do colo do útero e 179 agendaram a mamografia, no “Dia de Intensificação” para coleta do exame realizado pela prefeitura de Apucarana, no último sábado. O atendimento aconteceu no prédio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), entre 8 e 15 horas, com oito equipes de profissionais de saúde à disposição das apucaranenses.
O resultado, de acordo com superintendente da Atenção Básica da Autarquia de Saúde, Marcelo Viana de Castro, foi positivo. “Esses números reforçam que a população atende o chamamento para esse tipo de iniciativa com foco na prevenção, como o do câncer do colo do útero e de mama”, avalia Marcelo Viana.
Ao receber um balanço do atendimento do último sábado, Beto Preto anunciou para breve uma nova edição do “Dia de Intensificação” para coleta do exame preventivo. “Como o objetivo é oferecer um dia alternativo, principalmente àquelas mulheres que encontram dificuldade para realizar o exame nos dias da semana na Unidade Básica de Saúde de seu bairro, essa nova data certamente será num final de semana ou feriado”, adianta o prefeito.
Em 2017, a Autarquia de Saúde promoveu dois dias de intensificação de coleta do exame preventivo. Na primeira data, no dia 15 de novembro, um feriado nacional, cerca de 600 mulheres fizeram o exame ginecológico, e na segunda, em 9 de dezembro, também um sábado, como agora, foram realizados 243 atendimentos.
O prefeito Beto Preto lembra que o exame ginecológico é oferecido regularmente nas 28 Unidades Básicas de Saúde de Apucarana pelo menos uma vez por semana. “Que não pode vir no sábado passado, procure a unidade de saúde do seu bairro e agende o atendimento”, conclama Beto Preto.
O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, reforça o alerta para mulheres realizarem o preventivo apresentando dados estatísticos da doença na cidade. “Um problema de saúde pública, o câncer do colo do útero vitimou 12 mulheres em Apucarana em 2017, das quais 4 vieram a óbito. Os primeiros seis meses deste ano já somam 7 casos e 3 óbitos”, informa Kaneta.

Publicações Recomendadas