Em assembleia realizada na noite desta terça-feira (29), os moradores do Residencial Araucária aprovaram por unanimidade a proposta da Prefeitura Municipal para abertura da ligação de acesso e saída do bairro pelo Jardim Ponta Grossa, através do Programa Interbairros.
Além de dezenas de moradores da localidade, participaram da reunião o Secretário Municipal de Governo, Laércio de Moraes; Secretário Municipal de Obras, Herivelto Moreno; diretor do Departamento Municipal de Obras, Helligtonn Gomes Martins, e o comandante da Guarda Municipal, Alessandro Carletti.
A reunião foi conduzida por Laércio de Moraes, que em nome do prefeito Beto Preto agradeceu a presença de todos e colocou em deliberação da comunidade se estavam de acordo com a abertura da via que fará a ligação através da Rua Ricardo Belezi (Araucária) e a Rua Rafael Sorpili (Ponta Grossa).
“Atualmente, a única forma de acesso ao bairro é pela rodovia BR-369, na altura do Monumento ao Boné (Bonezão). O local para fazer essa ligação foi escolhido pessoalmente pelo prefeito Beto Preto e pelo vice-prefeito Junior da Femac, por se tratar de um local que trará menor impacto ambiental, evitando o corte de muitas árvores. Além de que esse local já é usado pela comunidade para fazer a travessia a pé”, explicou Laércio.
A nova via terá um total de 2.200 metros quadrados de pavimento e contará ainda com drenagem pluvial, meio-fio e iluminação pública. O investimento previsto para a obra de ligação é da ordem de R$280 mil, com recursos do caixa municipal.
O processo licitatório já foi iniciado e a partir da definição da empresa vencedora da licitação e assinatura da ordem de serviço, o prazo para conclusão da obra por parte da empreiteira será de 90 dias. “A expectativa é de que a obra esteja concluída antes do final do ano”, comentou o secretário de Obras, Herivelto Moreno.
O projeto Interbairros tem por finalidade a interligação de vários bairros da cidade, com o objetivo de encurtar distâncias e aproximar as pessoas, facilitando a ligação entre bairros vizinhos, antes feitos por caminhos mais longos, que dificultava a vida das pessoas na sua rotina diária de ir e voltar do trabalho, levar filhos à escola e outros afazeres.
O Residencial Araucária foi beneficiado recentemente com a recuperação asfáltica de todas as ruas. “Devido o tráfego intenso de veículos e a ação do tempo, as vias já necessitavam de um rejuvenescimento, que foi executado com a aplicação de uma espessa camada de micropavimento”finalizou Moraes .