O prefeito Beto Preto manifestou nesta sexta-feira (25/05) profundo pesar pelo falecimento da pioneira apucaranense Maria Gallerana Toschi Venério, aos 92 anos. Ela era avó do vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior, o “Junior da Femac”.
“Lamentamos a passamento da pioneira de Apucarana, dona Maria Gallerana, que chegou na zona rural do município aos 8 anos de idade – na década de trinta -, e aqui residiu até o seu último dia de vida”, comentou Beto Preto, reiterando seus sinceros sentimentos à família e amigos.
Natural da cidade paulista de Terra Roxa, a pioneira aportou em Apucarana no ano de 1934, na região da Caixa de São Pedro. Foi casada com José Paulo Venério (in memorian), que manteve por décadas um comércio de cereais na Barra Funda.
Dona Maria teve três filhos: Maria (casada com o empresário Sebastião Ferreira Martins), Pedro (in memorian) e Celso. A pioneira deixou oito netos e onze bisnetos, além de um vasto círculo de amizades, principalmente no meio religioso.
Ela e o falecido esposo, José Paulo Venério, ajudaram a construir a Catedral Nossa Senhora de Lourdes. E, mesmo com idade avançada, Maria Gallerana continuava participando ativamente do Apostolado da Oração, na Catedral.
O corpo de Dona Maria Gallerana está sendo velado na Capela Mortuária Central e o sepultamento está previsto para as 14 horas deste sábado, no Cemitério Municipal Cristo Rei. Antes, às 11 horas, o pároco da Catedral, Monsenhor Roberto Carrara, fará uma bênção.

Publicações Recomendadas