A Autarquia Municipal de Educação promoveu, na noite de ontem (23), a quarta edição do Sarau de Poesias. Alunos das 36 escolas da rede subiram ao palco do Cine Teatro Fênix e recitaram versos de autores consagrados como Vinícius de Moraes, Mário Quintana, Ruth Rocha e Cecília Meireles.
“Nós criamos esse projeto para incentivar o hábito da leitura entre os alunos. Primeiro, os professores trabalham as características da linguagem poética em sala de aula. Em seguida, as escolas fazem recitais internos. A melhor apresentação de cada instituição é repetida no Sarau de Poesias da rede municipal,” descreve a superintendente pedagógica da AME, professora Neuzeli Lima.
A secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, acrescenta que livros estão sempre à disposição das crianças. “Cada sala de aula possui uma biblioteca itinerante que comporta cem títulos. Os alunos podem folhear as obras, escolher as preferidas e até levá-las para casa, para compartilhar as histórias com os familiares,” disse.
Devido a um compromisso fora da cidade, a secretária não pôde participar do Sarau de Poesias, mas gravou um vídeo para o público presente. “Eu parabenizo os diretores, os coordenadores e os professores pelo brilhante trabalho, e os alunos que sempre dão um show nas apresentações. Nós temos muito orgulho do desenvolvimento das crianças apucaranenses,” afirmou.
A superintendente geral da AME, Ana Paula Cunha Barreira, falou sobre a importância da leitura desde a primeira infância. “As crianças demonstraram intimidade com os versos e muita desenvoltura no palco. O hábito da ler dinamiza o raciocínio, aprimora o vocabulário e facilita a interpretação de textos.”