A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulga nesta quarta-feira (23/05) o resultado do Prêmio MuniCiência. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, está em Brasília para o evento, que acontece nas dependências da Câmara Federal. Apucarana está entre os 15 finalistas, concorrendo com o Programa Terra Forte.
De acordo com a programação, às 13 horas, os gestores finalistas devem estar no acesso reserva do palco central. “Todos os 15 finalistas do Prêmio MuniCiência receberão certificados do ministro da União Europeia, Thierry Dudermel, e de Paulo Ziulkoski que está deixando a presidência da CNM. Neste momento, serão conhecidos os 5 projetos vencedores”, informa Beto Preto.
Independente do resultado, às 15 horas, no Palco II já está prevista uma apresentação do Projeto Terra Forte de Apucarana. O programa será apresentado em vídeo com a explicação no púlpito por parte do gestor do município. Já às 17 horas, os 5 projetos vencedores terão a primeira reunião de trabalho com o presidente e equipe da CNM.
Conforme Beto Preto, todos os 15 projetos finalistas serão apresentados no segundo semestre deste ano nas universidades brasileiras selecionadas por regiões. Já os 5 finalistas irão apresentar os projetos em Portugal e também estarão aptos a participar da premiação que ocorrerá na China e em Montevidéu.
SELEÇÃO DOS FINALISTAS – O Programa Terra Forte foi criado na gestão do prefeito Beto Preto como forma de estimular a fruticultura, sendo uma alternativa de renda para a agricultura familiar e, ao mesmo tempo, enriquece a alimentação escolar.
O programa foi escolhido entre centenas no país e está entre os quinze finalistas. Em dezembro do ano passado, o Terra Forte passou na primeira fase com municípios de todos os estados do País, classificando-se entre os trinta melhores. Já na segunda fase, em março, o programa voltou a ser qualificado, agora entre os quinze melhores do País. Após a seleção técnica, o voto popular pela Internet definirá os vencedores nesta última etapa e que serão anunciados nesta quarta-feira.