Secretaria da Fazenda
Órgão da administração geral de Apucarana, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) tem como principal atribuição administrar as finanças municipais e as políticas fiscais e tributárias, bem como garantir o equilíbrio e a sustentabilidade das contas públicas do município.
A pasta também cobra, arrecada e fiscaliza tributos e taxas municipais, com destaque para o IPTU e o ISS. São essas receitas que geram os recursos necessários para atender a demanda da população apucaranense por serviços públicos em diversas áreas, da saúde, infraestrutura a educação.
A Sefaz, que tem sua estrutura regulamentada pela lei nº 111/2019, também atua na formulação e acompanhamento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico; na elaboração da política fiscal e tributária; e no planejamento orçamentário e financeiro do município. É a secretaria da administração geral responsável pela gestão orçamentária do município, observando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
A Secretaria da Fazenda é organizada administrativamente em Superintendência Financeira, Superintendência de Planejamento Orçamentário e Superintendência de Tributação, Receita e Fiscalização.
Secretária: Sueli Aparecida de Freitas Pereira
Endereço: Centro Cívico José de Oliveira Rosa, 25 – Centro – 1º andar
Telefone: (43) 3422-4000
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
- Alteração de Contador
- Alterações Cadastrais (Com Emissão de Alvará)
- Alterações Cadastrais (Sem Emissão de Alvará)
- Alvará de Localização e Funcionamento
- Alvará para Eventos Temporários
- Alvará Provisório
- Baixa de Alvará
- Baixa de Pagamento Manual – ISS DAS Inferior a R$ 10,00 Pago em Outra Parcela
- Baixa de Pagamento Manual – ISS DAS Lançado pela Receita Federal Inferior a 2%
- Baixa de Pagamento Manual – ISS Pago sem Baixa na Prefeitura
- Cancelamento de Débito
- Cancelamento de Guia de ITBI sem Fato Gerador
- Cancelamento de ISS Construção Civil
- Cancelamento e/ou Substituições de Notas Fiscais de Serviços – Eletrônica
- Certidão de Débito
- Certidão de Garagem
- Certidão de Impostos Pagos Ano a Ano
- Certidão de Valor Venal de IPTU
- Certidão Positiva com Efeito de Negativa
- Compensação de Valores
- Devolução de Importância ISS Construção Civil
- Emissão de Carnê de Habitação
- Emissão de Carnê de IPTU
- Emissão de Carnê de ISS
- Emissão de Guia de Recolhimento – DAM
- Emissão de Notas Fiscais de Serviços – Avulsa
- Espelho do Cadastro
- Inatividade de Empresa
- Inclusão do Simples Nacional
- Inscrição Municipal para Empresas MEI
- Instituição de Condomínio
- Levantamento de Débitos
- Liberação de Notas Fiscais de Serviços – Eletrônica
- Parcelamento de Débitos
- Prescrição de Débito
- Renovação de Alvará de Localização e Funcionamento
- Restituição de Valores de ISS
- Revisão de Indeferimento do Simples Nacional
- Revisão de IPTU
- Solicitação de Carta de ITBI
- Solicitação de Certidão de Avaliação de ITBI
- Solicitação de Isenção de ITBI (Programa Casa Verde e Amarela)
- Solicitação de ITBI
- Solicitação de Não Incidência de ITBI, Alíquota Reduzida ou Imunidade
- Termo de Compromisso do Simples Nacional
- Transferência de Proprietário