No cenário das cidades, onde o trânsito de pessoas e veículos é cada dia maior, a existência de uma calçada em condições de uso é item fundamental para garantir a segurança dos pedestres. Com a obrigação de fiscalizar e exigir de proprietários de imóveis a correta conservação dos passeios, a Prefeitura de Apucarana vem também procurando ser espelho para a população, promovendo ações de manutenção e expansão de calçadas defronte os próprios públicos. “Paralelo a estes serviços, também mantemos um projeto chamado “Calçada Solidária”, que é realizado em parceria com moradores de bairros que necessitam do equipamento, que é o primeiro passo da mobilidade urbana”, destaca o prefeito Beto Preto.
Entre as obras executadas recentemente está a complementação da pista de caminhada e corrida no entorno do Parque Municipal Jaboti. “O serviço foi concluído a poucos dias no trecho entre a barragem e a esquina da Rua Kishitaro Kayukawa, no Jardim Europa (proximidade do trailer Jaboticão)”, relata Helligtonn Gomes Martins, diretor do Departamento Municipal de Obras. De acordo com ele, a execução nos 570 metros quadrados restantes seguiu o padrão utilizado nos outros dois mil metros da pista (concreto usinado e polido). “O prefeito já autorizou e, em breve, este trecho também receberá iluminação”, disse Martins.
Outra frente de execução de calçada em andamento pela prefeitura acontece no Distrito de Vila Reis. “Uma equipe promove a obra, em ambos os lados da Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, em trecho da praça da igreja até o final da via”, informa o diretor. Segundo ele, são cerca de mil metros quadrados de calçada em um investimento de R$30 mil.
Agenda – Um cronograma também foi anunciado pela Secretaria Municipal de Obras. Os próximos locais que devem ser atendidos são trechos de passeio na Rua 1º de Maio, na Vila Apucaraninha – defronte ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que em breve será entregue pelo prefeito Beto Preto (antiga creche do Ceprhusb); Rua Fernando Pereira, no Núcleo Vale Verde – defronte CMEI Jandira Scarpeline; Avenida Santa Catarina – defronte ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (CISVIR); além de duas frentes dentro do projeto “Calçada Solidária”: Rua Marilza Keiko Rolim de Oliveira (Jardim Interlagos) e Rua José Ciapina (Jardim Ponta Grossa).
Pelo projeto, já desenvolvido em outros bairros, a prefeitura oferece dois pedreiros e dois serventes, que ajudam os moradores no trabalho de nivelamento do terreno, colocação de brita e taliscas. A prefeitura também doa as pedras e o concreto e, em contrapartida, obtém a parceria dos moradores com a mão-de-obra. “Importante frisar que, seguindo o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, em todas as empreitadas são construídas rampas de acesso a cadeirantes”, finaliza Helligtonn Gomes Martins, diretor do Departamento Municipal de Obras.