A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana promoveu nesta quarta-feira (06/12) mais uma ação dentro do movimento “16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher. “Realizamos a “Campanha do Laço Branco”, que visa sensibilizar, envolver e mobilizar homens no enfrentamento da violência que atinge tantas mulheres em nosso país”, relata Denise Canesin Moisés Machado, secretária Municipal da pasta.
Realizada em todo o Brasil, a campanha é uma manifestação de indignação em relação a este quadro de violência. “Nem todo o homem é autor de violência doméstica, nem todo o homem é sexista, mas todo o homem pode ser um mobilizador da cultura da paz, convivência respeitosa, harmônica e igualitária entre homens e mulheres. Os homens podem ser agentes de informação para sociedade, falando e defendendo os direitos das mulheres”, frisou a secretária.
Ela conta que o “Laço Branco” surgiu em contraposição a um trágico episódio que aconteceu no dia 6 de dezembro de 1.989, quando um aluno de 25 anos da Escola Politécnica de Montreal, Canadá, invadiu uma sala de aula e ordenou que todos os homens saíssem. “Às mulheres, ele ordenou que ficassem e, ao gritar “vocês são feministas”, matou a queima roupa quatorze delas”, relata Denise.
Após o crime, o aluno cometeu suicídio deixando uma carta na qual relatava “não suportar a ideia de mulheres frequentarem o curso de engenharia”, julgando “ser um curso tradicionalmente dirigido para o público masculino”. Em razão disso, o dia 6 de dezembro é reconhecido no Brasil como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. “Homens de Apucarana podem participar desta mobilização, basta tirar uma foto com um cartaz contendo as frases: “homem de verdade não bate em mulher” ou “homem que é homem respeita mulher” e compartilhar no facebook da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana: https://www.facebook.com/secmulherapucarana”, incentiva a secretária.
Ainda dentro das ações de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Apucarana tem realizado palestras, atos públicos e exposições. “Até o dia até o dia 10 de dezembro, manteremos um estande da secretaria no Cine Teatro Fênix. O objetivo é chamar a atenção para a questão da violência contra a mulher, principalmente esclarecendo mitos e verdades sobre o assunto, além de mostrar para todas as mulheres que elas não estão sozinhas e que podem buscar no serviço especializado do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) apoio e orientação para sua situação”, informa Denise Canesin. Ela lembra que até nesta quarta-feira (06/12), também funcionou um estande no CentroNorte Shopping Center de Apucarana.
Denúncias – Mulheres que estão sendo vítimas de violência ou pessoas que presenciarem agressões devem efetivar denúncia pelo número “190” da Polícia Militar. Orientação sobre o atendimento gratuito do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), nas áreas da assistência social, psicologia ou assessoria jurídica, contato pelos telefones 3422-4479 ou 0800-645-4479 (ligação gratuita). O CAM funciona na Rua Castro Alves, 1629 – Jardim América.