A Autarquia de Educação realizou, nesta terça-feira (4/2), a primeira formação continuada para os profissionais dos 24 CMEIs e das 36 Escolas da rede municipal de Apucarana. O evento teve início pela manhã, no Clube de Campo Água Azul, reunindo cerca de 1.600 servidores, entre diretores, coordenadores, professores, assistentes administrativos, assistentes de atendimento, auxiliares de serviços gerais e motoristas. Durante a manhã, os participantes assistiram à palestra intitulada “Criatividade, inovação e competência socioemocional na docência”, ministrada pela professora, psicóloga e empresária Dra. Fernanda Cassim. À tarde, as merendeiras também participaram de um encontro no Cine Teatro Fênix, no qual foram apresentadas as novas diretrizes do Programa Municipal de Alimentação Escolar.

O prefeito Rodolfo Mota esteve presente na abertura do evento, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Danylo Acioli, e dos vereadores Moisés Tavares, Adan Lenharo e Luiz Vilas Boas, além de secretários e superintendentes municipais.

Durante sua fala, o prefeito destacou: “Antes de ser prefeito, eu sou professor. Lecionar é uma paixão para mim. Nossa gestão tem apenas trinta dias, mas já avançamos consideravelmente na área da educação. Um dos principais avanços foi a implementação de um piso salarial municipal de R$ 2.100,00, o que representa um aumento real de cerca de R$ 500,00 no salário de muitos operários e auxiliares de serviços gerais, a partir deste mês de fevereiro.”

A secretária municipal de Educação, Ana Paula do Carmo Donato, também se dirigiu ao público, compartilhando sua trajetória profissional. Ela afirmou que a nova gestão tem como pilares o diálogo e o acolhimento. “Sou professora há mais de trinta anos. Comecei minha carreira na Educação Infantil. Sinto um profundo respeito por todos os educadores e servidores que atuam no cotidiano das Escolas e CMEIs. Podem contar comigo, estarei sempre aberta ao diálogo e comprometida em cuidar de quem cuida,” disse.

Nesta quarta-feira (5/2), os 24 CMEIs e 36 Escolas da rede municipal abrirão suas portas para receber aproximadamente 12,6 mil estudantes, dando início ao ano letivo de 2025. O prefeito Rodolfo Mota também se manifestou sobre os desafios enfrentados pela nova gestão para garantir o funcionamento das unidades de ensino. “Os gestores anteriores não se preocuparam em adquirir os materiais escolares e uniformes que nossos alunos precisam para o começo do ano letivo. Nossa equipe trabalhou intensamente para licitar todos os itens em tempo recorde. A maior parte dos materiais já chegou e será distribuída aos estudantes no primeiro dia de aula. Os uniformes e mochilas podem demorar mais alguns dias, mas as famílias podem ficar tranquilas, pois todos serão entregues. Este ano, a camiseta do uniforme será de cor azul, atendendo a um pedido de muitas mães que sofrem ao lavar camisetas brancas. Afinal, criança saudável é aquela que brinca e se suja,” afirmou.

Publicações Recomendadas