Quarenta profissionais da Autarquia Municipal da Saúde (AMS), incluindo médicos, enfermeiros, odontólogos, entre outros, concluíram hoje (9) os cursos de Especialização em Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS) e em Preceptoria em Residência Médica. A qualificação de 360 horas, sendo 288 presenciais e 72 de educação à distância, foi ministrada pelo Hospital Sírio Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde.
A especialização teve a participação de enfermeiros, nutricionista, psicólogo, dentista, educador físico, fisioterapeutas e médicos que atuam como preceptores, ou seja, profissionais da área de saúde municipal responsáveis pelo acompanhamento da atuação prática e avaliação dos 54 alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da AMS.
A capacitação afeta diretamente a qualidade do atendimento à população, já que 80% da carga horária dos residentes é prática. São profissionais que prestam atendimento na UPA, UBSs, AMS, CAPS AD e IJ, Centro Infantil, Casa da Gestante, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil. “Essa qualificação tem grande impacto nos serviços prestados à população e, sempre que possível, iremos viabilizar novos cursos”, assinala o prefeito Beto Preto.
“A formação desses profissionais da rede de atenção à saúde de Apucarana tem qualificado o processo de formação dos residentes, promovendo maior articulação do trabalho e da educação, facilitando os processos de aprendizagem e, por consequência, gerado melhora na assistência à população”, avalia a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), enfermeira Francieli Nogueira Smanioto.
O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, destaca que a prefeitura, através da Autarquia Municipal de Saúde, tem uma preocupação grande na qualificação dos profissionais que atuam na rede pública de saúde. “Hoje 40 deles estão concluindo esta importante capacitação e quem ganha é a população ao contar com mais qualidade quando busca atendimento da saúde”, afirma Kaneta.