Na manhã desta segunda-feira (9/12), a Autarquia Municipal de Educação realizou a premiação dos estudantes que se destacaram em Concurso Cultural promovido pelo Instituto Sicoob. Em 2024, a competição foi inspirada no tema “Atitudes Simples, Escolhas Conscientes”, e envolveu alunos do 3º e 5º anos do Ensino Fundamental das 36 escolas municipais de Apucarana.
Os estudantes do 3º Ano foram desafiados a expressar suas ideias por meio de desenhos, enquanto os alunos do 5º Ano criaram contos narrativos, refletindo sobre a importância das pequenas ações para a construção de um futuro mais solidário e sustentável. No total, 2.859 estudantes da rede municipal participaram da competição, que visa estimular a reflexão sobre atitudes em prol do bem coletivo e promover valores como cidadania, solidariedade e sustentabilidade.
Como reconhecimento pelo esforço e pela criatividade, todos os participantes receberam uma revistinha de colorir da Coleção Financinhas do Sicoob. Além disso, 71 estudantes selecionados para participar da etapa local da competição, um do 3º Ano e um do 5º Ano de cada uma das 36 escolas municipais de Apucarana, foram premiados com cofrinhos, uma revistinha e um livro da mesma coleção.
Os grandes vencedores da etapa local do concurso cultural foram: Arthur Bernardes da Silva (Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro), Elloysa da Silva Andrade (Escola Municipal Professor Bento Fernandes Dias) e Nathan Andrade (Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes) na categoria Desenho; e Isabelly Vitória Macedo dos Santos (Escola Municipal Luiz Carlos Prestes), Maria Eduarda Sampaio Catisti (Escola Municipal Augusto Weyand) e Nikolas Miguel de Carvalho Pelegrino (Escola Municipal Professor Idalice Moreira Prates) na categoria Texto Narrativo. Cada um dos vencedores recebeu uma linda mochila como prêmio, e seus professores e escolas também foram agraciados com brindes e quadros de reconhecimento.
A secretária Marli Fernandes agradeceu a parceria do Sicoob Aliança com a rede municipal de educação e ressaltou a importância da iniciativa. “O concurso cultural está alinhado com o currículo das nossas escolas e com a Base Nacional Comum Curricular, ao promover o cooperativismo, a convivência social e a sustentabilidade. Parcerias como essa são sempre bem-vindas”, afirmou.
O prefeito Junior da Femac destacou a relevância do cooperativismo para o futuro dos alunos. “Ensinar cooperativismo às crianças é prepará-las para o futuro, principalmente para o mercado de trabalho. O Paraná é uma potência devido às suas cooperativas, e iniciativas como essa reforçam esses valores dentro das nossas escolas”, disse.
O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Aliança, Osnei Simões Santos, encerrou destacando o impacto positivo do cooperativismo nas comunidades. “O cooperativismo contribui para o desenvolvimento econômico e social, proporcionando mais qualidade de vida às pessoas. Agradeço ao prefeito, à secretária Marli Fernandes e aos professores por abraçarem esse projeto e ajudarem a difundir os valores do cooperativismo entre os estudantes e suas famílias”, concluiu.