Cerca de 120 profissionais da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e do Hospital da Providência participam de capacitação com foco na prevenção e atendimento à dengue. A qualificação, que dividiu o público em dois dias, ontem (7) e hoje (8), no auditório do CREA em Apucarana, tem a participação de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, agentes comunitários de saúde e de endemia.

“Esse encontro com os profissionais de saúde visa retomarmos as ações de prevenção e atendimento à dengue. Isso é fundamental para proteger a vida das pessoas. Para começarmos desde já o que for possível fazer para evitar a proliferação do Aedes aegypti e não chegarmos aos números do início do ano”, afirma o superintendente da Atenção Primária, Odarlone Orente.

De acordo com a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Giordana Maroneze, a capacitação envolve servidores de toda estrutura da saúde deste a atenção básica (UBSs), UPA, Casa da Gestante, Centro Infantil e SAMU.

O enfermeiro Luciano Simplício Sobrinho, coordenador da Divisão Municipal de Vigilância Epidemiológica, destaca que na capacitação incluem temas como o manejo clínico da dengue; protocolo clínico; cenário epidemiológico da doença; organização do atendimento com o objetivo de  facilitar o acesso do paciente aos serviços de saúde e garantia do tratamento de saúde adequado para cada caso.

A equipe de profissionais que ministrou a capacitação foi formada por: professor e doutor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Alison Golias, que desenvolve estudos de como o Aedes aegypti se reproduz em Apucarana; servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de Curitiba, Aparecida Martins da Silva Marconato e Raquel Monteiro de Moraes Magalhães; servidores municipais, bioquímica Maria Beatriz Scaff, que abordou sobre as alterações no hemograma nos pacientes com dengue; pediatra do Centro Infantil, Naiara Tomas Rabelo; e Tiago Seni, do DTI; além de Giordana Maroneze e Luciano Simplício Sobrinho.

A capacitação foi organizada pelo setor de psicologia do trabalho, pela servidora Grasiela Vanessa Rosseti.

 

Publicações Recomendadas