A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Apucarana anuncia para segunda-feira (26/08), na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), o início da formação dos agentes envolvidos na implantação e gerenciamento do Patronato Municipal. Com participação prevista de 60 pessoas, a programação prevê a aplicação de 11 disciplinas com atividades matutinas e vespertinas. “O treinamento completo vai até sexta-feira, em um total de 40 horas/aula”, informa Márcia Regina de Souza, secretária Municipal da pasta. Segundo ela, vão participar servidores municipais, membros de conselhos municipais (segurança, combate às drogas, entre outros) e contratados pelo Governo Estadual para atuar junto à iniciativa.

Apucarana será a segunda cidade paranaense a ter uma unidade do Patronato Municipal. Criado pelo governo do Estado para substituir o Programa Pró-egresso, o patronato funciona atualmente apenas em Foz do Iguaçu, através de uma parceria com a Itaipu Binacional. “Com a aprovação do convênio junto à Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos seremos o primeiro Patronato do Paraná a oferecer o serviço exclusivamente com recursos públicos”, destaca o prefeito Beto Preto (PT). Para estruturar o patronato em Apucarana, envolvendo a contratação de profissionais de várias áreas e estagiários, a SEJU enviará recursos mensalmente.

A unidade do Patronato Municipal de Apucarana funcionará provisoriamente no Centro Social Urbano, localizado no Parque Bela Vista, mas o Município já está identificando um novo espaço para que o patronato possa funcionar em uma sede própria. “Até o ano passado, o serviço do Programa Pró-egresso era coordenado em Apucarana pelas faculdades que possuem o curso de Direito”, lembra o prefeito.

O Patronato desenvolverá em Apucarana várias ações, como a prestação de serviços comunitários e o acompanhamento dos egressos, atendimento aos familiares, qualificação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho, entre outros.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, para este ano o Município disponibilizou dois profissionais (assistente social e advogado) e o espaço para o desenvolvimento das atividades do “pró-egresso”. “Agora, através da parceria com o governo do Estado, vamos ter mais dois advogados, um assistente social, um psicólogo e um pedagogo, além de cinco estagiários”, afirma, frisando que o número de funcionários passará de 2 para 12. “O patronato também terá um coordenador, que será indicado pelo Município”, completa Márcia Regina.

O convênio é pelo período de 12 meses. “Atualmente, atendemos 30 egressos, número que deverá aumentar para 350, pois deveremos também atender, além de Apucarana, os outros municípios da Comarca, que são Cambira e Novo Itacolomi”, projeta a secretária.

Capacitação

Com aulas de segunda a sexta-feira, das 8h30 Às 12h30 e das 13h30 às 17h30, na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), na próxima semana os agentes serão capacitados nas disciplinas de competências interpessoais; atribuições de natureza técnica, direitos humanos às vistas da Lei de Execução Penal em meio aberto; planejamento estratégico e estruturação de programas; noções sobre crime de trânsito; estratégias de inserção sociais vistas da Educação e do Trabalho; o crime de violência contra a mulher; drogadição: efeitos e consequências; planejamento estratégico e estruturação de programas; e estratégias de ação na execução em meio aberto.

CAPACITAÇÃO DO PATRONATO MUNICIPAL – Local: FECEA – Data: 26-30/AGO

Disciplina

Docente

Carga-horária

Data

Horário

Competências Interpessoais: abertura

José Roberto Silvério

04 horas

26/08/2013

08h30às 12h30

Atribuições de Natureza Técnica

Iris Mirian Nascimento

04 horas

13h30 às 17h30

Direitos Humanos às vistas da Lei de Execução Penal em meio aberto

Rafael Sabino de Oliveira

04 horas

27/08/2013

08h30às 12h30

Planejamento Estratégico e Estruturação de Programas

Silvana Barbosa de Oliveira

04 horas

13h30 às 17h30

Noções sobre crime de trânsito

Fernando Garcia Algarte

04 horas

28/08/2013

08h30 às 12h30

13h30 às 17h30

Estratégias de inserção social às vistas da Educação e do Trabalho

Miriam Medre Nobrega

04 horas

O crime de violência contra mulher

Tenente Luci Brandão

04 horas

29/08/2013

08h30 às 12h30

Drogadição: efeitos e consequências

Carlos Alberto Peixoto Baptista

04 horas

13h30 às 17h30

Planejamento Estratégico e Estruturação de Programas

Silvana Barbosa de Oliveira

04 horas

30/08/2013

08h30 às 12h30

Estratégias de Ação na execução em meio aberto

Iris Mirian Nascimento

02 horas

13h30 às 15h30

Competências Interpessoais: encerramento

Celso Antonio Mariani

02 horas

15h30 às 17h30

DISTRIBUIÇÃODEVAGAS

Unidades

Totaldevagas

Patronato Municipal de Apucarana

60

Total

60

Publicações Recomendadas