O projeto Olhar Amigo, desenvolvido em parceria pela Autarquia de Educação e o Rotary Apucarana, está a todo o vapor. Nos últimos quatro anos, 429 estudantes da rede municipal já foram beneficiados com óculos de grau. Somente em 2024, 40 crianças receberam o acessório, essencial para corrigir a visão e facilitar o aprendizado. A entrega mais recente, realizada na tarde de ontem (8/10), contemplou três estudantes das escolas municipais Karel Kober, Professor Idalice Moreira Prates e Professor Alcides Ramos.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Junior da Femac expressou sua gratidão ao Rotary Apucarana pela colaboração com a Autarquia de Educação. “A visão é fundamental para o aprendizado. Crianças com problemas de visão enfrentam dificuldades para ler e entender o conteúdo escolar. A fadiga ocular e a falta de foco também podem prejudicar a concentração durante longos períodos de estudo. Portanto, projetos como o Olhar Amigo são essenciais e muito bem-vindos em nossas escolas,” destacou.

A secretária de educação, Professora Marli Fernandes, explicou como o projeto é implementado nas escolas municipais. “Os alunos passam inicialmente por uma avaliação de acuidade visual realizada pelos próprios professores em sala de aula. Ao identificar uma possível alteração na visão, o docente comunica a equipe pedagógica da Autarquia Municipal de Educação, que encaminha o estudante para uma consulta oftalmológica. Dependendo do diagnóstico, o Rotary se encarrega de fornecer os óculos gratuitamente,” detalhou.

Em 2024, 6.956 alunos já foram avaliados em relação à acuidade visual. Destes, 87 foram encaminhados para consulta oftalmológica e 40 receberam os óculos.

A cerimônia de entrega contou também com a presença do governador do distrito D4710 do Rotary Internacional, Renato Rezende Egea, e do presidente do Rotary Apucarana, Rogério Luiz Françolin da Silva.