Alunos do maternal II ao pré I, que abrange crianças de dois a cinco anos de idade, do Centro Municipal de Educação (CMEI) Luiz Anibal Matiuzzi, no Núcleo Parigot de Souza, assistiram nesta segunda-feira (19/08) uma apresentação teatral dentro do Projeto “Trânsito”. Idealizada pela diretora Fabiana Josemeire de Lima, com envolvimento de todos os professores e funcionários, a iniciativa tem diversas etapas que preveem inclusive envolvimento da comunidade. “Através deste projeto estamos ensinando e conscientizando as crianças sobre a importância de conhecer as leis e respeitar o próximo, estimulando a cidadania desde os seus primeiros anos”, esclarece a diretora.
De acordo com ela, respeitando a faixa etária, o conteúdo de alfabetização do projeto é transmitido de forma contextualizada, interdisciplinar e transdisciplinar. “Temos previsto para outubro uma blitz educativa. Esta atividade vai acontecer externamente e será em parceria com o Detran”, informa a diretora.
O prefeito Beto Preto (PT) destaca o valor da iniciativa, que conta com apoio da Autarquia Municipal de Educação (AME). “Muito enriquecedora esta iniciativa, a qual parabenizo. A nossa educação é assim, forte graças sobretudo ao comprometimento e à qualidade dos profissionais. Tenho visitado semanalmente nossas escolas e centros infantis e ficado sempre muito contente com a criatividade dos educadores para com a realização de atividades em prol do aprendizado dos nossos alunos”, disse o prefeito.
Além do teatro e da blitz educativa, o Projeto Trânsito do CMEI Luis Anibal Matiuzzi apresenta rodas de conversas, observação e manuseio de livros, pinturas e colagens, músicas, confecção de rua, semáforo, placas, faixa de pedestre e automóvel, participação em diversas situações no trânsito, confecção lúdica de carteira de motorista e bloco de multa.
A apresentação teatral foi prestigiada pelo diretor-presidente da AME, professor Fernando José de Freitas e membros da equipe pedagógica.