O prefeito Junior da Femac participou hoje pela manhã da solenidade em comemoração aos 55 anos de criação do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec). Com a presença do general Marcos Américo Vieira Pessôa, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel e do coronel chefe do Estado Maior da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, a cerimônia também foi prestigiados de comandantes das outras organizações militares de várias regiões do estado.
O aniversário do 30º BIMec foi comemorado com uma formatura no quartel da unidade e contou ainda com a entrega de diplomas a “amigos do batalhão” e a militares que se destacaram em atividades dentro da unidade.
“São 55 anos dessa organização militar que é um orgulho para nossa cidade, para o Paraná e para o Brasil. O 30º BIMec representa valores que a gente acredita: o amor à pátria e à família, fé em Deus, apreço pelo trabalho e estudo. O 30º BIMec faz 55 anos Apucarana vai fazer 80. As duas histórias interligadas de luta, vitória e superação. Para nós e toda população é um orgulho ter esse batalhão em nossa cidade. O 30º BIMec é uma das riquezas de Apucarana”, afirma o prefeito Junior da Femac.
O general Marcos Américo Vieira Pessôa destacou que a história do 30º BIMec está vinculada a Apucarana desde seu nascimento. “Uma das grandes características do 30º BIMec é a perfeita integração com a população de Apucarana e região. Tem um legado de vitórias, de missão cumprida e segue no propósito de continuar ajudando no desenvolvimento da nossa força e do país”, enfatiza general Américo.
O anfitrião da solenidade, o comandante do 30º BIMec, tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo, disse que “o nosso 30º BIMec está completando mais um ano de vida, cumprindo sua missão aqui no norte do estado. Possuindo um efetivo de 600 homens, é o único batalhão do exército nesta região do norte e agradeço a todos que ajudaram a construir essa história de mais de meio século dessa unidade que honra o exército e nossa nação.”
HISTÓRICO – Localizado na BR-376, na saída para Curitiba, o 30º BIMEC teve sua origem em 9 de setembro de 1965, quando a 4ª Companhia do 13º Regimento de Infantaria, de Ponta Grossa, foi destacada para Apucarana por ser um importante ponto estratégico em virtude de ser destacado entroncamento rodoferroviário na região Norte do Paraná.
Em 30 de setembro de 1968, data em que é comemorado o aniversário do 30º BIMec, passou a ser denominada 4ª Companhia de Infantaria, sendo subordinada à Infantaria Divisionária da 5ª Divisão de Exército, em Curitiba, funcionando a partir de então, com autonomia administrativa.
As instalações da antiga Estação de Ferro Central do Paraná foram utilizadas como sede provisória do aquartelamento até a construção dos novos prédios, situados atualmente na BR-376. O quartel atual foi inaugurado em 15 de setembro de 1970. No ano seguinte, a 4ª Companhia de Infantaria foi transformada em 30ª Batalhão de Infantaria Motorizado e sua subordinação foi transferida para o comando da 15ª Brigada, em Cascavel.
Em 2013, a unidade militar passou a se chamar 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, após a transformação da brigada em infantaria mecanizada.