Cinco atletas de Apucarana disputam o Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo

Apoiados pelo Conselho Municipal de Esportes, os atletas Yohan Gabriel Brandino de Oliveira, Rômulo Ramos Monteiro, Andrelize Vitória Pereira da Cruz, Nathaly Ramos Monteiro e Vytória Rafaely Roza Cassiano, da equipe da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Apucarana, participam de 1º a 3 de novembro, na Vila Olímpica da Paraíba, em João Pessoa, do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo.

A competição recebeu inscrições de 852 atletas (400 mulheres e 452 homens), de 150 clubes de 19 Estados do Brasil mais o Distrito Federal. Com o comando dos professores José Marcelino da Silva, o Grillo, e Luiz Henrique Pereira, o quinteto apucaranense competirá em várias provas. Yohan disputará as provas de 250m e 300m com barreiras; Rômulo (1.000m e 1.000m com obstáculos), Andrelize (3.000m da marcha atlética e 1.000m com obstáculos); Nathaly (salto em altura e 1.000m) e Vitória (salto em altura). “Os atletas vem de bons resultados nos últimos campeonatos, estão bem treinados e a expectativa é pela conquista de várias medalhas em João Pessoa”, disse Grillo, que também coordena a equipe de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes.

O campeonato tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), é organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e com todas as provas sendo transmitidas ao vivo pela TV Atletismo Brasil, pelo YouTube da CBAt.

Residencial Cazarin recebe luminárias LED em Apucarana

A Prefeitura de Apucarana instala nesta semana luminárias em tecnologia LED junto ao Residencial Cazarin, nas imediações do Parque Municipal Jaboti. Os trabalhos, executados por uma empresa terceirizada contratada por licitação, integra o plano de modernização da iluminação pública que já atendeu a cerca de 90% da cidade.

Segundo informa o prefeito Júnior da Femac, os serviços no Residencial Cazarin envolvem a retirada das antigas luminárias de vapor de sódio na potência de 70 watts e colocação de unidades LED, que garantem uma iluminação até cinco vezes maior. “No início deste mês, executamos esta melhoria também no Jardim Florais do Lago, que é a comunidade vizinha ao Cazarin. Iluminação pública é qualidade de vida e maior segurança a moradores e comerciantes, por isso não medimos esforços para literalmente retirar Apucarana do escuro, realizando uma verdadeira transformação nos últimos cinco anos, renovando nosso parque de iluminação pública com luminárias de alta performance, sendo grande parte, cerca de 50%, já em tecnologia LED”, observa o prefeito.

Além do centro e bairros, a modernização realizada pela prefeitura, com recursos municipais, também contempla distritos, comunidades e patrimônios rurais, bem como trechos de rodovias que dão acesso ao município. O engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, superintendente da Secretaria de Serviços Públicos, relata que no Residencial Cazarin estão sendo substituídas 94 luminárias de vapor de sódio, aquelas de cor laranja, pelas luminárias de LED de alto rendimento. “Trata-se do último bairro da região centro-sul do município a receber iluminação LED. Esse bairro está numa posição estratégica, de grande circulação, que liga a região do Lago Jaboti aos bairros do entorno da Rua Talita Bresolin, o que implica em dar tanto aos moradores do bairro,  quanto aos que por ele passam, uma boa condição de segurança e conforto através dessa ótima iluminação”, relata o superintendente.

Apucarana inscreve para Caminhada da Lua

O patrimônio rural São Sebastião do Barreiro é o destino da Caminhada da Lua, que acontece dia 23 de novembro em Apucarana. Uma realização da prefeitura, através da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), e apoio do Governo do Paraná, através do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), o roteiro de oito quilômetros em meio à zona rural integra o circuito de turismo “Caminhadas na Natureza Paraná”.

As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas até o dia 21 de novembro através da internet, acessando o endereço https://apucarana.caminhadas.info. O coordenador municipal de Turismo, Mário Felipe Rodrigues, observa que o trajeto é considerado de nível moderado e esforço significativo, sendo recomendado para praticantes a partir dos nove anos de idade. “A participação na caminhada é gratuita, mas quem desejar pode aderir a um jantar, com valor de R$40 por pessoa, que terá como cardápio arroz, feijão, farofa, carne de porco, coxa e sobre coxa assada, e três tipos de saladas”, comunica Rodrigues. Ele esclarece que quem optar pela adesão deve fazer o pagamento antecipado via pix. “As orientações gerais estarão disponíveis no link de inscrição”, diz, frisando que na chegada também haverá a presença de agricultores da região comercializando produtos rurais oriundos da agrofamília.

O prefeito Júnior da Femac observa que o turismo rural ganhou novo impulso nos últimos cinco anos em Apucarana. “Hoje temos roteiros que atraem visitantes e novos empreendimentos a cada passo. A Serra de Apucarana (PR-170), a Estrada Bela (Barreiro), o Caminho do Café (ligação Pirapó-Caixa de São Pedro), são destinos certos de quem aprecia o contato com a natureza. São pesque-pagues, restaurantes e lanchonetes rurais, vinícola, pontos religiosos, enfim, uma variedade de atrativos que são geradores de qualidade de vida, lazer, empregos e riquezas”, salienta o prefeito.

Logística – A concentração dos participantes, no dia 23 (um sábado), será na Praça Valmor Santos Giavarina (Praça da Onça), a partir das 18h30. “Estamos mais uma vez preparando tudo com muito esmero para que os caminhantes tenham a melhor experiência. Afinal, o sucesso das caminhadas rurais promovidas pela prefeitura, é uma marca já consolidada”, frisa Mário Rodrigues, coordenado de Turismo de Apucarana.

Após a concentração, o grupo embarca em um ônibus exclusivo do evento até a Fazenda Ubatuba, onde a caminhada terá início a partir da capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Na chegada ao patrimônio rural do Barreiro, junto à capela Nossa Senhora Aparecida, será servido o jantar por adesão. “Com suporte da equipe da Promatur, ambulância durante todo o trajeto, é importante que os caminhantes estejam trajados adequadamente para o percurso em meio à zona rural, kit de hidratação (água) e lanterna”, orienta Mário Felipe, coordenador de Turismo de Apucarana.

Além do link de inscrição, mais informações sobre a Caminhada da Lua, que também conta com apoio do site Ecobooking.com.br (Sistema de Gestão de Turismo), podem ser obtidas pelo número telefônico (43) 99986-4185.

Prefeitura forma 25 novos agentes da Guarda Municipal de Apucarana

Cine Teatro Fênix lotado, clima de emoção e superação marcaram na noite de ontem (30) a solenidade de formatura da 2ª Turma da Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana. São 25 novos guardas civis municipais, sendo 20 homens e 5 mulheres.

A solenidade, presidida pelo prefeito Junior da Femac, foi prestigiada pelo prefeito eleito Rodolfo Mota e seu vice Marcos da Vila Reis; autoridades civis e militares, com representantes das policias civil e militar, Corpo de Bombeiros; vereadores, incluindo eleitos e reeleitos; e o deputado estadual Luís Corti.

O evento teve momentos de homenagens como para a família da servidora pública no cargo de agente de trânsito, Viviane Antônio, falecida no final do ano passado, e que foi escolhida como nome de turma dos formandos da GCM. Tiago Firmino Rafael, por sua vez, recebeu o certificado de primeiro colocado no curso de formação de guardas municipais 2024.

Aprovados em concurso público, os 25 novos guardas civis municipais passaram por um curso de formação ministrado pela Academia de Ensino da Guarda Municipal de Sarandi. E para introduzir o uso de arma de fogo na corporação, além do curso específico, eles foram submetidos a uma rigorosa avaliação psicológica.

“A partir da manhã desta quinta-feira, Apucarana passar a ter nas ruas 58 guardas municipais, um grande avanço na segurança pública de nossa cidade. Os 25 novos membros incorporados na nossa Guarda Civil Municipal se somam aos 28 atuais. São agentes capacitados atuando armados em favor da população, reforçando a segurança do patrimônio público, o combate à violência doméstica através da Patrulha Maria da Penha, as rondas pelos bairros e a segurança das unidades de saúde, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, enfim, dando sua parcela de contribuição na garantia da lei e da ordem em nossa cidade”, destaca o prefeito,

“Vocês foram esperados, aguardados com ansiedade e para os 140 mil apucaranenses vão simbolizar o cuidado da segurança. São a força municipal de segurança e  nosso orgulho”, afirma Junior da Femac.

O comandante de Guarda Municipal, Reinaldo Donizete Andrade, definiu a formatura como um momento histórico para Apucarana. “Com a união da experiência dos atuais guardas municipais com o vigor de vocês formandos só resta à certeza que vamos avançar. Vocês chegaram para somar. A Guarda Municipal vai estar em cada espaço de Apucarana para atender nossos cidadãos”, assegura Andrade.

O prefeito Junior da Femac enaltece o trabalho realizado pelo superintendente de Segurança e Trânsito de Apucarana, tenente-coronel da reserva PM/PR, Marcos José Facio, neste novo momento da GCM. “O Comandante Facio tem exercido um papel bastante relevante, sendo um elo importante no fortalecimento da nossa guarda”, disse Junior da Femac.

Facio reforça que os novos guardas municipais estão aptos a usar armas, após passar por curso “Módulo Guarda Armada”, e exame psicológico. Com o treinamento, segundo ele, a GM está alinhada às exigências legais estabelecidas por Lei Federal. “Eles passarão a usar armas assim que a documentação necessária for encaminhada para Polícia Federal, que é responsável pela emissão de porte de armas. Temos a previsão para que isso aconteça nos próximos dias. Teremos tantos os novos como os antigos guardas armados, tendo mais segurança para atuar”, detalha Fácio.

A Guarda Municipal de Apucarana foi criada em 2005, como uma instituição civil e desmilitarizada. Somente agora, 19 anos depois, que é formada a segunda turma. Além de concurso público para reforçar o número de integrantes, a atual gestão municipais realizou investimento da ordem de 2,5 milhões na corporação, somente em equipamentos, incluindo fardamento, modernização do sistema de monitoramento e da frota, aquisição de armamentos e munições, aquisição de equipamentos de uso individual, como coletes balísticos, entre outros.

Serra de Apucarana ganha empreendimento turístico com foco na lavanda

O que inicialmente era uma recomendação técnica para atrair abelhas para maior polinização do cultivo de morangos, acabou virando paixão para o casal Rosinha e Augustinho Marques. Agora em um segundo plano, tanto a apicultura quanto a produção do fruto deram lugar a um empreendimento com tons charmosos, a Quinta das Lavandas, que já encanta “curiosos” mesmo antes de ser oficialmente inaugurado.

Estruturado em uma propriedade de cerca de 4 mil metros quadrados no Contorno Norte em meio ao Roteiro Turístico Serra de Apucarana, o local inicia suas atividades neste dia 9 de novembro, a partir das 10 horas. Ao receber o convite para o evento, o prefeito Júnior da Femac enalteceu o investimento. “Um orgulho para a cidade acompanhar a instalação de um empreendimento de tão bom gosto dentro do roteiro turístico Serra de Apucarana. Um local recreativo que com certeza vai ser um grande sucesso em Apucarana e região”, disse o prefeito, assinalando que a iniciativa pode contar com total apoio da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur). “Além da visitação das famílias, o empreendimento certamente será escolhido por muitos casais enamorados, que terão como pano de fundo um lindo cenário para ensaios fotográficos”, comentou Júnior da Femac.

A Quinta das Lavandas também vai comercializar, com marca própria chamada “Arôme & Santé”, cosméticos derivados da planta (sabonetes, xampus, cremes, etc) e também contar com espaço gastronômico. Acompanhada da irmã, Regina de Almeida Viana – que manterá um orquidário no local, a empreendedora Rosinha – que esteve pessoalmente no gabinete municipal para repassar o convite ao prefeito – disse que a intenção é proporcionar “uma nova experiência com lavandas em Apucarana”. “Estamos finalizando os preparativos para a inauguração. Vamos oferecer visitação, ambiente para ensaios fotográficos, venda de flores e buquês de lavanda, lembrancinhas e cosméticos derivados da planta. Minha irmã também estará conosco, mantendo um orquidário.

Outra atração será a “rua de piquenique”, onde as pessoas poderão passar momentos agradáveis em meio à plantação de lavandas”, ilustrou Rosinha Marques, convidando para a solenidade de inauguração neste dia 9 de novembro, às 10 horas. “Este será um momento especial que marca o início de uma nova jornada para o empreendimento, com a abertura de agendamento para visitas e ensaios. Convidamos famílias e casais de Apucarana para comparecer e se encantarem com a beleza deste lugar único na cidade”, diz.

Na agenda no gabinete, as empreendedoras Rosinha e Regina estiveram assessoradas da superintendente municipal de Planejamento, Andréia Patrícia Rinaldo, e do assessor da Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego, Dorival Miguel da Silva.

Serviço – A Quinta das Lavandas, localizada no Contorno Norte, junto ao roteiro turístico da Serra de Apucarana, possui um instagram para contato: @aquintadaslavandas, onde a pessoa consegue acesso ao “link” de localização da propriedade e telefone de contato.

A planta – Conhecida pelo perfume, a lavanda é típica da região que vai do sul da Europa ao norte da África, da Arábia e das Ilhas Canárias. Prefere clima frio, o que a torna resistente até a geadas ocasionais. Graças às modernas técnicas de aperfeiçoamento genético, hoje existem variedades adaptadas ao clima tropical, o que possibilita o cultivo da flor em quase todo o país. Esse melhoramento também possibilitou a criação de lavandas de flores brancas e azuladas, além das clássicas violetas e roxas.

A lavanda  contém um dos óleos essenciais mais usados no mundo, base para uma infinidade de cremes, xampus, amaciantes e outros produtos de beleza e limpeza. Os romanos usavam a lavanda para lavar roupa, tomar banho e aromatizar ambientes e foram os primeiros a se beneficiar das propriedades calmantes da flor, empregada até hoje para controlar insônia, estresse e ansiedade, além de manter as traças afastadas das roupas guardadas.

Apucarana sediará a 1a Conferência Municipal Climática

Apucarana irá sediar no dia 27 de novembro, no Anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Apucarana. O evento é uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.

Para o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, este será um momento de grande importância para o Município e toda a região, que também deve se engajar na luta pela preservação do meio ambiente e as mudanças climáticas. “Estamos preparando a conferência e esperamos contar com a participação de todos segmentos organizados da nossa sociedade”, assinala ele.

A mobilização para as conferências municipais também é reforçada pelo governo federal e por organizações de representação dos municípios que integram a Comissão Organizadora da 5ª CNMA, como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

“A participação dos municípios nas conferências do meio ambiente é de extrema importância por diversas razões. Primeiramente, os municípios estão mais próximos da população e, portanto, têm uma compreensão mais aprofundada das realidades locais e das necessidades específicas de suas comunidades. Essa proximidade permite que as ações e políticas ambientais sejam implementadas de forma mais eficaz”, explica Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Sobre a Conferência

O secretário de meio ambiente Gentil Pereira, e o superintendente da Sema, Sérgio Bobig, informam que na conferência municipal, os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental.

Qualquer brasileiro ou brasileira maior de 16 anos pode participar da conferência e votar nos delegados. Poderão ser levantadas, por município, até dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos. As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido nas Conferências Estaduais.

Junior da Femac enaltece conquista do título de “Basílica” à Catedral Nossa Senhora de Lourdes 

O prefeito Junior da Femac conversou nesta quarta-feira com o Bispo Diocesano Dom Carlos José de Oliveira sobre o decreto assinado pelo Papa Francisco oficializando o título de “basílica” à Catedral Nossa Senhora de Lourdes. “No ano em que Apucarana comemora seus 80 anos e a nossa diocese chega aos seus 60 anos, a cidade ganha este presente, com a elevação da catedral para basílica”, comentou Junior da Femac.

Para ele, essa é uma distinção especial do Vaticano, na pessoa do Santo Padre, em função da importância histórica e da estrutura arquitetônica da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. “Parabenizo o Bispo Dom Carlos José pelo seu brilhante trabalho”, destaca o prefeito, acrescentando que o Município colaborou neste processo dentro dos seus limites.

O título de Basílica representa uma ligação mais estreita com as grandes basílicas e de forma mais direta com o Romano Pontífice. A Catedral é a principal igreja de uma diocese, onde se encontra o trono episcopal. Para haver catedral, é preciso haver um bispo associado a ela.

Já a Basílica é mais importante. Trata-se de uma Igreja Católica que goza, conforme o direito canônico, de certos privilégios: dispor de altar reservado ao papa, ao cardeal ou ao patriarca, e não estar submetida à jurisdição eclesiástica local, o que lhe confere um status internacional.

Apucarana, a partir de agora, passa a sediar a terceira catedral basílica do Paraná, depois da Catedral Metropolitana Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Curitiba); e da Catedral Metropolitana Basílica Nossa Senhora da Glória (Maringá).

Prefeitura envia ofícios à Rumo, Copel e Eletrosul e pede roçagens urgentes

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, encaminhou ontem (29), ofícios à Rumo Logística, Copel e Eletrosul, solicitando – em caráter de urgência – a execução de roçagens nas faixas de domínio de ferrovias e em áreas de linhas de alta tensão.

Nos ofícios de números 339/2024 (Rumo), 340/2024 (Copel) e 341 (Eletrosul), a Prefeitura de Apucarana reitera a importância das roçagens, principalmente devido ao período propício para chuvas e altas temperaturas. “Essas condições climáticas favorecem a proliferação dos mosquitos causadores da dengue, gerando quadros complicados e até de mortes”, justifica Junior da Femac.

Amparado em dados da saúde pública, ele argumenta que esse serviço é essencial e complementa uma série de ações que vêm sendo realizadas pela prefeitura, no enfrentamento da epidemia de dengue no município.

“Estamos cobrando da Rumo, Copel e Eletrosul que assumam essa responsabilidade, no sentido de que participem do combate à dengue, executando as roçagens necessárias neste ciclo de chuvas e altas temperaturas”, cita o prefeito.

Junior da Femac também informa que a prefeitura está trabalhando com cinco equipes de roçagens. Os proprietários de terrenos vazios devem manter seus lotes limpos. “Nos terrenos que estiverem com mato alto, os serviços serão executados pela prefeitura, ao custo de R$1,72 por metro quadrado e, posteriormente, os valores serão lançados para pagamento pelos proprietários”, alerta Junior da Femac.

Com 12 casos confirmados e 497 notificações, Prefeitura promove mobilização de alerta contra dengue

De acordo com o mais recente boletim da dengue, divulgado ontem (29) pela Secretaria de Estado da Saúde, Apucarana registra 12 casos confirmados da doença e 497 notificações. Os números são do atual ciclo epidemiológico da dengue que teve início em 28 de julho.

Dentro do planejamento de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti que a administração municipal começou há algumas semanas, o prefeito Junior da Femac convidou, por meio do oficio 157/2024, 34 lideranças dos setores empresarial, educação, saúde, entidades sociais e religiosas para participarem ontem (29), na sede do Senac, de uma reunião com membros do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue no Município de Apucarana.

“Das 34 lideranças setoriais convidadas apenas 9 compareceram e agora vamos chamar as que faltaram para uma nova reunião. A responsabilidade da dengue é de todos. A prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Saúde, está desenvolvendo um trabalho sério e planejado, mas precisamos da mobilização de toda a sociedade organizada e da população”, afirma Junior da Femac.

De acordo com o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, a reunião de ontem do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue no Município de Apucarana foi estendida, através de convite oficial do município, a diversas entidades e setores organizados da cidade.

Na oportunidade, os presentes foram alertados sobre o atual cenário epidemiológico da doença na cidade – classificado pelas autoridades em saúde como “preocupante” – e convocados a serem multiplicadores junto aos seus públicos, sobre a relevância das ações preventivas, agindo no sentido de eliminar todos os ambientes que possam servir de foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, ou seja, que possam acumular água.

Segundo afirma o enfermeiro Luciano Simplício Sobrinho, coordenador da Divisão Municipal de Vigilância Epidemiológica. o objetivo da Saúde Municipal é fazer com que a sociedade compreenda que, ao lado do poder público, também possui importante responsabilidade no combate a dengue.

Destacando a importância de unir todos os esforços possíveis para que Apucarana não enfrente outra epidemia da dengue, o prefeito Junior da Femac faz um alerta veemente para o perigo da doença na cidade.

Junior da Femac, diz que em termos de perigo do avanço da doença, “estamos em uma região atualmente classificada de médio risco. Conforme alerta o prefeito, cidades vizinhas possuem muitos casos confirmados. Londrina já registra 3.703 notificações com 667 casos confirmados; Maringá 1.154 notificações e 272 confirmados; Cambé 1.161 notificações e 68 casos confirmados; Arapongas com 130 notificações e 13 casos confirmados; Jandaia do Sul tem 96 notificações e dois casos confirmados e Mandaguari com 158 notificações e 56 casos confirmados.

Sociedade organizada que esteve presente na reunião de ontem (29:

Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Hospital da Providência, 10º BPM, Conselho Municipal de Saúde, Câmara Municipal, Sesc, 16ª Regional de Saúde, Colégio Chamberlain e Faculdade de Apucarana, além da equipe de saúde municipal.

Comitiva de Campo Mourão conhece a rede municipal de educação de Apucarana

Apucarana recebeu nesta terça-feira (29/10) uma comitiva do município de Campo Mourão, que veio conhecer de perto o funcionamento da rede municipal de educação. O grupo incluiu as professoras Flávia Maria Caldas Beche da Silva, Maria Neuza Calçavara Razera, Paulina D’Aparecida Feitoza e Luana Gazzi, acompanhadas pelos consultores da editora Saber Educação, Elssonn Golçalves, Adriano Rodrigues Almeida e Izabel Cristina Santos. Eles foram recebidos pela secretária de Educação, Marli Fernandes.

“O município de Apucarana é referência em educação no Paraná e no Brasil. Diversas instituições, como o IDEB e o Prêmio Cidades Educadoras, atestam essa qualidade. Muitos prefeitos e suas equipes têm demonstrado interesse em replicar o que fazemos aqui, e isso nos deixa muito honrados,” destacou o prefeito Junior da Femac.

A secretária Marli Fernandes enfatizou a importância de compartilhar experiências. “É sempre uma honra receber educadores de outros municípios e poder compartilhar um pouco das nossas vivências. As portas da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana estão sempre abertas para recebê-los,” afirmou.

Durante a manhã, a comitiva percorreu os diversos departamentos da Autarquia Municipal de Educação, conversando com os servidores sobre projetos pedagógicos, Alimentação Escolar, Transporte Escolar e outros assuntos essenciais. À tarde, o grupo visitou o Centro Municipal de Educação Infantil Josa Ribeiro e a Escola Municipal Dinarte Pereira de Araújo para observar na prática a execução das atividades.

A professora Paulina D’Aparecida Feitoza expressou sua admiração pela estrutura da rede de Apucarana: “A estrutura que vocês têm aqui é fantástica! Parabéns! Com certeza, nós levaremos daqui muitas ideias que vão contribuir para melhorar a educação da nossa cidade,” afirmou.

A visita foi uma oportunidade valiosa de intercâmbio de experiências e boas práticas educacionais, reafirmando o compromisso de Apucarana com a excelência no ensino.