Edição 2023 do Dia do Desafio movimenta os apucaranenses

Com o objetivo de incentivar as práticas esportivas e dar saúde e bem estar a população, os apucaranenses estão participando nessa quarta-feira (31/05) em vários locais do município da edição de 2023 do Dia do Desafio, evento promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e que tem o apoio da Prefeitura de Apucarana.

“Nas atividades de 2022 tivemos a participação de 51.474 pessoas, agora a meta é ultrapassar esse número. Sabemos como é importante a atividade física no nosso dia a dia, evitando assim diversos tipos de doenças físicas e mentais. Agradeço aqueles que nos ajudaram na organização do evento e a todos que prestigiaram e participaram do Dia do Desafio, que é realizado a nível mundial”, frisa o gerente executivo do Sesc Apucarana, Ronaldo Romani Ficagno.

“Mais uma vez as pessoas atenderam ao nosso chamado e participaram dessa belíssima atividade, mostrando muita disposição e a garra da nossa comunidade nesse evento que já é tradicional no município”, destaca o prefeito Junior da Femac.

O Dia do Desafio em Apucarana teve a participação de vários setores da administração municipal, em especial no esporte, educação, assistência social e cultura. Foram desenvolvidas atividades esportivas e recreativas na parte externa da Prefeitura, no Centro da Juventude Alex Mazaron, no Centro Social Urbano (CSU), no Cine Teatro Fênix, na Autarquia Municipal de Educação (AME), na Praça Rui Barbosa, nas escolas municipais, centros infantis, colégios, comércio, indústria, entre outros locais.

Também fazendo parte do evento estão sendo arrecadadas caixas de leite dentro do Programa Mesa Brasil. Os produtos obtidos serão repassados para a Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Bailarinas da Escola de Dança recebem primeira sapatilha de ponta

Trinta e cinco alunas do curso de balé clássico da Escola Municipal de Dança da Prefeitura de Apucarana conquistaram nesta terça-feira (30/05) a primeira sapatilha de ponta. A noite especial, primeira da modalidade realizada no município, reuniu professores, pais, amigos, padrinhos e madrinhas numa emocionante festa coordenada pela Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) junto à Casa da Cultura.

O prefeito Júnior da Femac esteve representando pela primeira-dama, empresária Carmen Lúcia Izquierdo Martins. Ela destacou que o recebimento do sapato, que tem origem na França do século XIX, marca uma nova etapa no aprendizado das alunas. “A primeira sapatilha de ponta é esperada por toda bailarina. Não importa a idade. Todas sonham com a primeira ponta. E, para conquistá-la é preciso muito empenho, dedicação, trabalho, esforço, técnica e horas de treinamento. Parabéns a todas por esta conquista, que também é das professoras, da família e do município, que investe e promove o acesso à cultura”, disse Carmen, parabenizando a todo o quadro da Promatur pelo trabalho executado. “Nossa Escola Municipal de Dança está de parabéns por todo o trabalho que vem sendo desenvolvido, proporcionando momentos tão importantes e lindos como esta solenidade”, enfatizou a primeira-dama.

A entrega das sapatilhas teve a frente à coordenadora regente da Escola Municipal de Dança, Edilaine Nascimento, e equipe de professoras: Juliana Meira e Sabrina Franco. Ao piano, Rafael, aluno da Escola Municipal de Música, presenteou o público conduzindo o fundo musical. “A sapatilha de ponta foi criada com a intenção de transmitir uma sensação de maior leveza às bailarinas, como se elas estivessem voando e a sua conquista é um marco muito importante na vida estudantil da bailarina. É um momento de realização após muito trabalho, aperfeiçoamento, esforço, força muscular, determinação e, acima de tudo amor ao balé”, disse professora Maria Agar Borba, secretária da Promatur, agradecendo ao prefeito Júnior da Femac pelo apoio que tem dado à cultura. “Não só para a Escola de Dança, como na Escola de Musica e de Artes. Temos uma excelente estrutura para acomodar todos com conforto e segurança”, enalteceu a secretária Maria Agar.

Presenças – Prestigiaram ainda o evento a diretora de Cultura e fiscal da Escola Municipal de Artes, Sueli de Oliveira Sousa, o secretário Municipal de Esportes, Tom Barros, e o diretor-presidente do Idepplan, Ivanildo da Silva (Ivan Silva).

Alunas que receberam a primeira sapatilha de ponta

Yasmin Victória da Silva da madrinha Ana Aranha;
Irene Rodrigues de Souza da madrinha Selma;
Ana Claudia Caldas da madrinha Ana Paula;
Ana Lívia de Barros Milan da madrinha Maria Luiza;
Analyce Lima da madrinha Bruna;
Brenda Mikaelly Favio Oliveira da madrinha Mirian;
Diana Regina da Silva Barbosa do padrinho Eliseu;
Emilly Nogueira Passone da madrinha Isabella;
Emily Brandino de oliveira da madrinha Marcela;
Giovanna Beluco Furlan da madrinha Daiane;
Gyovanna Rocha Luiz da madrinha Selvina;
Isabelly Kolcheshi Alecrim da madrinha Márcia;
Isadora Luiza Vecchi de Souza da madrinha Letícia;
Júlia Maria de Almeida Pauli da madrinha Lina;
Júlia Nogueira Floriano da madrinha Rafaela;
Júlia Midori Ferreira Seong da madrinha Roseli;
Ketlyn Shayara de Araújo Santos do padrinho Tiago;
Laura Angélica Lopes dos Santos da madrinha Angélica;
Letícia de Almeida Nascimento da madrinha Lorena;
Luana Ohya do padrinho Alan;
Luize Beatriz de Souza da madrinha Jane;
Maria Eduarda Frazão Góis da madrinha Jaqueline;
Maria Eduarda Reverso da Rocha da madrinha Valéria;
Maria Emilia Cristófoli Fontanelli da madrinha Brenda;
Mariana de Oliveira Porto da madrinha Ramylian;
Millena Geremias da madrinha Ana Paula;
Natali Geovana Silva Pereira da madrinha Célia;
Natália Ferreira da Silva da madrinha Daniela;
Paloma Rufino Araujo do padrinho Luiz;
Patrícia Vecchi da madrinha Berenice;
Renata Alonso Cândido da madrinha Maria Eduarda;
Sariane Oliveira de Araujo da madrinha Bruna;
Thalita Pires Cordeiro do padrinho Paulo;
Wechilley Vitória Oliveira de Souza da madrinha Tifany e, Juliana Vacari que não pôde comparecer a solenidade, mas que recebeu sapatilha de ponta.

Unidades Básicas de Saúde estão com novos números de telefone

A prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Saúde, comunica à população que todas as Unidades Básicas de Saúde estão com novo número de telefone (confira no quadro abaixo). A mudança ocorreu devido à migração do sistema de telefonia fixa, do analógico para o modo digital.

As linhas antigas ainda estão funcionando, mas devem ser desativadas nos próximos dias. O usuário do sistema público de saúde tem a listagem como os novos números à disposição na recepção de cada unidade básica de saúde.

De acordo com o prefeito Junior da Femac, a telefonia digital garante uma melhor qualidade nas ligações, permite maior praticidade e facilita a expansão de ramais.

Unidades Básicas de Saúde (UBS) Telefone
UBS ANA MARIA DOMINICIANO PEPATO 3308-1551
UBS ANTONIO CARLOS EISFELD SACHELLI 3308-1562
UBS BENEDITO CLAUDIO PINGA FOGO DE OLIVEIRA 3308-1565
UBS BOLIVAR PAVÃO 3308-1560
UBS DR. MARCOS SANCHES MASCARO (PARIGOT DE SOUZA) 3308-1549
UBS DR. RAUL FERREIRA DE CASTILHO (JOÃO PAULO) 3308-1563
UBS ELAYNE MAZUR CAMARGO LOPES MARTINS 3308-1509
UBS EMÍLIA CRETUCHI QUANTIN (ANTIGO CSU) 3308-1510
UBS EROS CAMARGO PACHECO 3308-1558
UBS EUNICE PENHARBEL 3308-1512
UBS IRMA IZILIA FOLADOR 3308-1567
UBS JOÃO MARIOTO 3308-1554
UBS JOÃO MIGUEL (CASTELO BRANCO) (APOIO DA U.B.S. LEOPOLDO HARTWIG JUNIOR) 3308-1516
UBS JOAQUIM TRIZOTTI 3308-1555
UBS JOICE DIAS PIZZA (RECANTO DO LAGO) (APOIO DA U.B.S. LEOPOLDO HARTWIG

JUNIOR)

3308-1518
UBS JULIA RENCZKOWSKI 3308-1519
UBS LEOPOLDO HARTWIG JÚNIOR 3308-1553
UBS MARIA DO CAFÉ CARDOSINA DE JESUS PRATES 3308-1552
UBS MARIO VERUSSA 3308-1522
UBS MERCEDES DA SILVA MORENO 3308-1523
UBS MIYOJI KOGURE 3308-1524
UBS ORESTE GONÇALVES MARQUITO (MARISSOL) 3308-1525
UBS OSVALDO DAMIN (JABOTI) 3308-1550
UBS PADRE DOMINIC CAMILLERI 3308-1527
UBS PEDRO BARRETO (VILA REIS) 3308-1528
UBS PHILIPE WECKEWERTH 3308-1529
UBS RODRIGO TRAMONTIN YOSHII 3308-1557
UBS ROMEU MILANI 3308-1531
UBS RUTH EUGENIO DA SILVA 3308-1532
UBS TAKAITI MIYADI (DOM ROMEU) 3308-1556
UBS VALDECIR DE PAULA 3308-1561
UBS WALTER LAZARINI (PIRAPÓ) 3308-1564

Apucarana terá semáforos em passagens de nível sensoreadas

A partir desta quarta-feira (31), dois endereços de Apucarana, no Paraná, terão passagens sensoreadas em vias com cruzamento ferroviário. A iniciativa é uma parceria entre a concessionária Rumo, mediante a implantação de sensores de inteligência artificial que detectam a aproximação dos trens, e a prefeitura, com a instalação de semáforos integrados a tecnologia.

O projeto piloto será executado em dois cruzamentos em que há maior incidência de acidentes, sendo as ruas Grande Alexandre, na Vila Nova, e Dom Pedro II, no Jardim América. Segundo a concessionária, nopróximo semestre, o município deve receber uma terceira passagem de nível sensoreada na Rua Marcílio Dias, no Jardim Tibabi/Paraíso.

Durante o período de instalação, os semáforos ficarão no amarelo, com pisca intermitente, por cerca de 15 dias. O objetivo é que motoristas e pedestres se habituem à nova sinalização ao longo das duas próximas semanas. Após o período, os semáforos passam a funcionar habitualmente. “Entre 2019 e 2022, esses três cruzamentos que agora recebem sensores de inteligência artificial contabilizaram noveacidentes, que estatisticamente correspondem a grande parte das ocorrências registradas na cidade”, assinala Carlos Mendes, secretário de Trânsito, Transporte e Inovação da Prefeitura de Apucarana.

Os locais prioritários para instalação da nova tecnologia foram identificados pela Rumo pormeio de coleta de dados sobre as ocorrências. “Pedimos atenção redobrada dos condutores e pedestres ao transitar pelos cruzamentos com a linha férrea, cuja prioridade de tráfego é sempre da locomotiva”, pontua Mendes.

Para o prefeito Júnior da Femac, o uso da tecnologia será mais uma ferramenta para alertar os motoristas, motociclistas e ciclistas em geral na prevenção de acidentes. “A manutenção permanente nas passagens de nível – com as roçagens -, garante melhor visualização e com o uso de sinalização eletrônica, os condutores terão mais segurança, a partir de agora”, avalia o prefeito.

O município conta com 18 passagens em nível no perímetro urbano. “Além destes três pontos, que agora recebem a sinalização sensoreada por inteligência artificial, todos estão com a manutenção da sinalização vertical e horizontal em dia” reforça Carlos Mendes, secretário municipal de Trânsito, Transporte e Inovação.

Tecnologia Pioneira

As passagens de nível sensoreadas são uma tecnologia pioneira desenvolvida pela Rumo, maior concessionária de trens do Brasil. O objetivo inicial é trabalhar o projeto de forma educativa, avaliando o comportamento dos motoristas e pedestres utilizando o mesmo sistema de sinalização do trânsito rodoviário nos cruzamentos com a ferrovia. A empresa busca a homologação dessa sinalização junto às autoridades de trânsito e à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para ampliar os testes no Paraná. Além de Apucarana, a empresa está realizando testes em Ponta Grossa, Arapongas, Jandaia do Sul e Curitiba.

Abaixo, algumas dicas importantes para manter a segurança da população em locais onde há passagem de trens:

Dicas de segurança:

Motoristas
– Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando.
– Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva).
– Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima.
– Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.

Pedestres:
– Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso. Redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização.
– Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento.
– Nunca ande sobre os trilhos, é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia.
– Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais que podem ocasionar graves acidentes.

Sobre a Rumo – A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

Apucarana faz a prestação de contas do primeiro quadrimestre

A Prefeitura fez nesta quarta-feira (31/05) a apresentação de contas do 1º quadrimestre de 2023, durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores. A secretária municipal de Fazenda, Sueli Pereira, fez a avaliação das metas fiscais estabelecidas e apresentou um resumo das atividades desenvolvidas pelas diversas secretarias municipais.

No primeiro quadrimestre, as receitas somaram R$ 187.588.326,93 e isso representa o cumprimento de 38% da meta para o ano. “Tradicionalmente, no começo do ano há um ingresso maior de receitas provenientes de alguns impostos, como o IPTU e IPVA, sendo que boa parte desses impostos é paga à vista”, explica a secretária.

No tocante às receitas tributárias municipais, o Município arrecadou R$ 16.579,695,74 de IPTU, R$ 3.878.341,30 de ITBI e R$ 8.792.171,44 de ISSQN.  Durante a audiência pública, a secretária também apresentou os valores das transferências da cota-parte de FPM, ICMS e IPVA a que o Município tem direito.

A secretária também apresentou alguns números da execução de atividades nos setores da administração municipal. No primeiro quadrimestre, foram servidas mais de 2 milhões de refeições em escolas e CMEI´s, além de 24.230 refeições no Restaurante Popular. Na assistência social, foram distribuídas 8.343 cestas básicas e 8.633 kits do Programa de Bem Comigo. Na área de meio ambiente, foram recolhidos cerca de 28 mil pneus, 400 toneladas de material reciclável e 400 toneladas de retalho de tecidos. Na Agência do Trabalhador, no 1º quadrimestre foram colocadas 937 pessoas no mercado de trabalho.

Na sequência, o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, fez a prestação de contas do setor da saúde. Após a explanação dos números, os vereadores e a população presente tiveram a oportunidade de se manifestar e de fazer questionamentos. Uma das sugestões feitas foi a mudança no horário das audiências públicas, para o final da tarde ou à noite, visando alcançar uma maior participação da população.

Elinésio Lopes Santana Júnior, contador do Município, lembra que a audiência de prestação de contas segue as normas dispostas no artigo 9º da Lei Complementar 101/2000. “Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo deve demonstrar e avaliar o cumprimento fiscal de cada quadrimestre em audiência pública, apresentando o desempenho da execução orçamentária, processos de planejamento e dando transparência aos atos da administração”, reitera o contador.

Cardápios da merenda escolar para o mês de junho já estão disponíveis no site Prefeitura de Apucarana

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Educação, divulga regularmente os cardápios da merenda servida nos 24 centros infantis (CMEIs) e 36 escolas da sua rede. Os menus referentes ao mês de junho já estão disponíveis. Para verificá-los, os pais e responsáveis pelos estudantes devem acessar: http://www.apucarana.pr.gov.br/ame/cardapios-da-merenda-escolar/

O prefeito Junior da Femac destaca os investimentos feitos na alimentação escolar. “Recentemente, nós autorizamos a abertura de um processo licitatório que prevê a aplicação de até R$ 7,2 milhões na aquisição de mais de cem itens, entre carnes, laticínios, bolachas, grãos e condimentos. O certamente prioriza a compra de produtos ricos em termos nutricionais e oriundos da agricultura familiar. Alimentos livres de açúcares, glúten, leite e ovos também são assegurados às crianças que possuem condições específicas de saúde,” afirmou.

“As nossas merendeiras e auxiliares de cozinha preparam aproximadamente 40 mil pratos todos os dias. A recomendação é que elas sigam rigorosamente os cardápios, que são elaborados por uma equipe de nutricionistas e preveem a quantidade ideal de proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas que as crianças precisam consumir. As escolas que funcionam em tempo integral servem três refeições diárias aos seus estudantes: café da manhã, almoço e café da tarde. Já nos CMEIs, o número de refeições pode chegar até seis, conforme a idade dos bebês,” explicou a secretária de educação, Marli Fernandes.

Em caso de dúvidas sobre os cardápios, os pais e responsáveis pelos estudantes podem entrar em contato com as nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar da Autarquia Municipal de Educação. O telefone é (43) 3308-1699.

Apucarana garante mais R$10 milhões da Fomento PR, para linhas de crédito ao vestuário e inovação   

Em evento realizado na tarde desta terça-feira (30), em Curitiba, na sede da Fomento Paraná, Apucarana garantiu mais R$10 milhões para linhas de crédito, visando atender empresas dos setores de vestuário e de inovação. A conquista foi comemorada pelo prefeito Junior da Femac.

“A excelente parceria viabilizada junto à Fomento Paraná e o Governo do estado, irá permitir a liberação de novas linhas de crédito aos empreendedores apucaranenses, com recursos na faixa de R$10 mil, R$20 mil e até de R$50 mil”, destaca o prefeito Junior da Femac, lembrando que o município mantém o menor índice de inadimplência no Estado. Segundo ele, soma-se a esse novo montante de recurso, mais um aporte de R$10 milhões, que a prefeitura fez com a Garantinorte, contribuindo para a concessão de mais financiamentos aos pequenos e médios empresários.

A disponibilização dos recursos foi oficializada em reunião com o presidente da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves e o diretor da estatal Renato Maçaneiro. Também participaram do evento a diretor da Fomento Paraná, a ex-governadora Emília Belinati; a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana do Vale do Ivaí (Sivale), Elisabete Ardigo; o presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) do Boné e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Apucarana (Acia), Jayme Leonel, e do empresário do setor de vestuário, Élio Pinto.

A liberação do montante para atender os empreendedores de Apucarana foi prestigiada ainda pelo Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Emprego, Edson Estrope; o superintendente da pasta, Adan Lenharo; e os assessores do Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, César Verona e Rodrigo Rossi.

O secretário Beto Preto, que cumpria outra agenda,  enalteceu a grande parceria com a Fomento Paraná. “O município traçou uma meta de R$10 milhões para expandir seu desenvolvimento comercial e empresarial. São linhas de incentivo de crédito para os pequenos e médios empresários, programas de financiamento e mais recursos garantidos pelo governador Ratinho Junior”, citou Beto Preto.

Ele acrescentou que a Fomento Paraná tem realizado grandes investimentos em Apucarana. “Agradeço também ao diretor-presidente da Fomento Paraná,  Heraldo Alves das Neves e ao governador por acreditar na capacidade do empresário paranaense”, frisou o secretário.

A presidente do Sivale, Bete Ardigo, elogiou as boas parcerias firmadas pelo setor produtivo apucaranense, com o Governo do Estado, via Fomento Paraná, e a Prefeitura de Apucarana. “Existe uma boa sintonia entre o Sivale e a Acia, abrindo novas alternativas de linhas de crédito para compra de equipamentos e ampliação de pequenas e médias empresas, gerando novos postos de trabalho”, avalia a empresária e dirigente do Sivale.

O secretário e o superintendente de indústria e comércio, respectivamente Edison Estrope e Adan Lenharo, destacam o trabalho realizado pelos agentes de crédito da Agência do Empreendedor e do Banco da Mulher em Apucarana. “Agradecemos pelo trabalho da Edi, da Leila, Pedro, Guilherme e Juliana, que são os agentes que atendem e orientam os micro e pequenos empreendedores”, assinala Estrope, acrescentando que, em breve, será disponibilizada pela Fomento Paraná uma nova capacitação aos agentes de crédito.

Junior da Femac participa de fórum de prefeitos sobre Cidades Educadoras

O prefeito Junior da Femac cumpriu agenda na capital do estado nesta terça-feira (30/5). Durante a manhã, ele participou do Fórum de Prefeitos: integração entre as cidades no Salão de Atos do Parque Barigui. A programação do evento abordou o tema Cidades Educadoras.

“Em 2021, em decorrência dos excelentes resultados que temos obtido na educação municipal, Apucarana recebeu o convite para integrar a Associação Internacional de Cidades Educadoras. Essa organização, sem fins lucrativos, com sede em Barcelona, reúne um seleto grupo de municípios – apenas 31 no Brasil e 500 ao redor do globo – engajados em projetos que visam à melhoria da qualidade de vida da população,” explicou Junior da Femac.

A secretária Marli Fernandes destaca que a educação municipal de Apucarana passou por uma revolução desde 2013. “Os sessenta prédios escolares da nossa rede foram reformados e ampliados, a merenda foi reforçada com frutas, verduras e legumes comprados diretamente da agricultura familiar, as disciplinas de inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais) foram acrescentadas ao currículo e um sistema apostilado de ensino também foi implantado nas escolas. Graças a essas e outras ações, as nossas crianças conquistaram a melhor nota, entre os municípios de médio e grande porte do Paraná, na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB),” comemorou.

O Fórum de Prefeitos: integração entre as cidades é uma das etapas preparatórias para o Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que será realizado em maio de 2024, em Curitiba. “Eu sinto-me honrado em partilhar as boas experiências do nosso município com outros gestores. A troca de informações também é fundamental para trazermos outros projetos educacionais inovadores para Apucarana,” afirmou o prefeito Junior da Femac.

Durante o fórum, o prefeito Junior da Femac encontrou e conversou com o Secretário de Estado das Cidades do Paraná, Eduardo Pimentel Slaviero (foto).

Estudantes apresentam sarau de poesias e encantam o público no Cine Teatro Fênix

A Autarquia de Educação realizou, na noite de ontem (29/5), no Cine Teatro Fênix, o VIII Sarau de Poesias das Escolas Municipais de Apucarana. Trinta e seis estudantes subiram ao palco e apresentaram versos, de autoria própria, aos seus pais, amigos e familiares. Na ocasião, a secretária Marli Fernandes também apresentou, ao prefeito Junior da Femac e à comunidade, o livro, organizado pela AME, com a coletânea de poemas escritos pelas crianças na edição do ano passado do projeto.

O prefeito Junior da Femac afirma que o objetivo da administração municipal é propiciar condições para que as crianças apucaranenses desenvolvam o interesse e o hábito da leitura. “Por isso, há alguns anos, nós equipamos todas as salas das nossas escolas com estantes de livros. Desta forma, as obras literárias ficam sempre ao alcance das mãos dos estudantes, que podem folheá-las durante as aulas e o recreio e até levá-las para ler em casa. Os CMEIs também foram contemplados com um acervo composto por livros de banho e de pano, próprios para os bebês,” explicou.

O Sarau de Poesias é o ponto alto do projeto O prazer da leitura mais perto de você. “No começo do ano letivo, os professores apresentaram as principais características da linguagem poética às suas turmas, como a importância da rima e da métrica e a distribuição dos versos em estrofes. Os estudantes também puderam conhecer as obras de diversos autores, por exemplo, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Cora Coralina e Ruth Rocha. Na sequência, as escolas solicitaram que os estudantes produzissem poemas próprios e organizaram recitais internos. O texto eleito pelos professores e a equipe pedagógica como o melhor da unidade de ensino foi repetido ontem no palco do Cine Teatro Fênix,” detalhou a secretária Marli Fernandes.

Além de recitarem seus poemas, alguns alunos também os interpretaram na Língua Brasileira de Sinais (Libras) – disciplina implantada no currículo escolar desde o ano passado – e tornaram o sarau ainda mais bonito e inclusivo.

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, Vladimir Barbosa da Silva, prestigiou o evento e mostrou-se encantado com a desenvoltura dos estudantes no palco. “As crianças deram um show! A festa foi brilhante! A educação municipal de Apucarana é exemplo para o Paraná e o Brasil”, parabenizou.

A Autarquia de Educação aproveitou o momento para presentear os trinta e seis estudantes, que representaram suas escolas no sarau de 2022, com exemplares do livro Coletânea de Poesias. “Os textos apresentados hoje também serão reunidos e darão origem à segunda edição do livro,” adiantou a secretária Marli Fernandes.

Também estiveram presentes no Cine Teatro Fênix, os secretários municipais Gerson Canuto (Agricultura), Tom Barros (Esportes) e Jossuela Pirelli (Assistência Social).

Apucarana realiza o Dia do Desafio nesta quarta-feira

Será realizada da zero hora às 21 horas nesta quarta-feira (31/05), em Apucarana, a edição de 2023 do Dia do Desafio, evento promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e que incentiva a prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os públicos.

O prefeito Junior da Femac convoca a comunidade do município para participar das atividades. “Peço a todos os moradores que façam 15 minutos de atividades físicas, pois o objetivo é mobilizar o maior número de participantes buscando bem estar e vida saudável. Queremos o envolvimento das pessoas que trabalham no comércio, na indústria, das escolas, dos colégios, entre outros”, destaca o prefeito Junior da Femac.

O gerente executivo do Sesc, Ronaldo Romani Ficagno, diz que tudo está preparado para mais uma edição do Dia do Desafio, que é realizado anualmente com sucesso no município. “Teremos várias atividades ao longo do dia em vários locais, inclusive com o evento acontecendo na Praça Rui Barbosa desenvolvendo ações de combate ao sedentarismo. Nesse ano não teremos a disputa entre cidades, então o desafio é bater o nosso último número de participantes que foi em 2022, quando tivemos a presença de 51.474 pessoas”, frisa Ficagno.

Ele destaca ainda que fazendo parte do evento foi lançada no último dia 10 no salão social do Sesc a campanha de arrecadação de caixas de leite dentro do Programa Mesa Brasil. “A campanha está em andamento e todo o alimento arrecadado no Dia do Desafio será doado a entidades assistenciais do município”, conclui Ficagno.

As pessoas que forem realizar as atividades individualmente ou em grupos devem registrar a participação no site: www.sescpr.com.br/ddd e também marcar nas redes sociais, por meio de postagens com as hashtags: #DiaDoDesafio e #SescPR.

De acordo com o professor Tom Barros, secretário municipal de Esportes, já estão definidas que acontecerão atividades na Prefeitura, no Cine Teatro Fênix, no Centro Social Urbano, no Centro da Juventude Alex Mazaron, na Autarquia Municipal de Educação (AME), além da Praça Rui Barbosa.

“Será um dia com muita agitação e de muito exercício físico, com alongamento, dança, atividades recreativas e corrida, numa parceria do Sesc, das secretarias municipais de Esportes, de Assistência Social, de Cultura, da AME e da equipe Pé Vermelho”, disse Tom Barros.

Mais informações do Dia do Desafio podem ser obtidas pelo telefone (43) 3308-2500, em horário comercial.